Locke

Genre :
Actor :
Director :
Country : ,
Release Date : 2013

Fazer um cinema mais experimental e mais cabeça é sempre bom. Só não quer dizer que o resultado também o seja. Aqui temos um filme que se passa praticamente todo dentro de um carro.

Tom Hardy de “Os Infratores” é Ivan Locke (que dá o nome ao título), um sujeito do bem, casado, que descobre que a única vez na vida que pulou a cerca, a mulher engravidou. Buscando fazer o certo, ele viaja de carro até uma cidadezinha próxima de Londres onde a tal mulher está prestes a dar a luz.

E a produção se resume nele dirigindo e ligando / atendendo para sua esposa, seu filho, seu chefe e seu empregado. A intenção do filme é óbvia: criar uma tensão dramática crescente para testar o limite do protagonista. Só que esse limite não só nunca chega como passa longe, fazendo a suposta tensão estacionar logo na primeira meia hora. Como toda comunicação é feita através de ligações onde nunca vemos os demais personagens, o roteiro força a barra na quantidade de chamadas recebidas e feitas, além de tentar colocar um elemento paterno como muleta dramática do personagem que faz com que ele fale sozinho como um esquizofrênico.

Se não bastasse todos esses artifícios que não convencem, os diálogos parecem se repetir a cada 20 minutos: a lamentação da esposa, a indignação do chefe, o filho falando sobre o jogo, a mulher falando da sala de parto, o empregado que não sabe o que fazer… Ou seja, esses temas são tratados exatamente da mesma forma por pelo menos umas três vezes durante a projeção.

Seu desfecho ainda é mais uma tentativa artística de enganar o espectador, pois não faz nenhuma conexão emocional com o personagem dentro da lógica da história, além de deixar em aberto todas as situações tratadas.

Locke” é um drama para enganar pseudo cinéfilos. Pule fora.

Ficha Técnica

Elenco:
Tom Hardy
Olivia Colman
Ruth Wilson
Andrew Scott
Ben Daniels
Tom Holland
Bill Milner
Danny Webb
Alice Lowe

Direção:
Steven Knight

Produção:
Guy Heeley
Paul Webster
Lesley Wise

Fotografia:
Haris Zambarloukos

Trilha Sonora:
Dickon Hinchliffe

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑