Longa Jornada Noite Adentro (“Diqiu zuihou de yewan”)

Genre : ,
Actor : , , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2018

Quem se encantou com a técnica de única tomada de “1917” precisa a produção chinesa “Longa Jornada Noite a Dentro”, apesar de terem gênero e público alvos bem diferente. Este é um drama noir de arte que passa longe da veia mais comercial. Importante avisar, pois não é para todos os gostos.

Jue Huang (o desconhecido ator chinês Luo Hongwu) volta depois de quase duas décadas à sua cidade natal e acha pistas de uma mulher misteriosa (Wei Tang de “Hacker”) pela qual se apaixonou quando jovem, mas nunca conseguiu tê-la novamente. Obcecado, ele persegue seus traços, enquanto relembra o tempo que passarem juntos, misturando realidade e sonho.

O filme se divide em duas partes: na primeira o espectador tem que estar atento para entender as motivações do protagonista e a dinâmica entre os personagens, senão ele perde parte da narrativa e talvez esse seja o ponto de atenção do roteiro e da direção de Bi Gan. Ainda assim, a fotografia de Hung-i Yao é primorosa, seja quando expõe a pobreza urbana da sociedade, seja nas belíssimas transições de cena entre passado e presente ou entre realidade e desejo.

Eis que chegamos na segunda parte e toda ela é feita na técnica de tomada única. Para quem aprecia esses elementos mais técnicos, vai se deslumbrar com a quantidade de transições e com a fantástica atuação da dupla de protagonistas e coadjuvantes que parecem flutuar naturalmente no espaço-tempo do filme. Além de passar uma mensagem sublime e apaixonada de um desejo que talvez nunca se concretize, é altamente inspirado no clássico de Christopher Nolan, “Inception”, principalmente no desfecho que tem a mesma conotação.

Longa Jornada Noite Adentro” vai do contemplativo à uma poesia narrativa que requer pouca explicação, mas muita sensibilidade.

Ficha Técnica

Elenco:
Wei Tang
Jue Huang
Sylvia Chang
Hong-Chi Lee
Yongzhong Chen
Feiyang Luo
Chloe Maayan
Chun-hao Tuan
Yanmin Bi
Lixun Xie
Xi Qi
Ming-Dow
Zezhi Long

Direção:
Bi Gan

Produção:
Zuolong Shan

Fotografia:
David Chizallet
Jingsong Dong
Hung-i Yao

Trilha Sonora:
Chih-Yuan Hsu
Giong Lim

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑