Longe Deste Insensato Mundo (“Far from the Madding Crowd”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2015

Se a comédia “Quem Vai Ficar com Mary” fosse um drama escrito por Jane Austen, esse seria o resultado. E não é um elogio, visto que a produção tem todos os absurdos imprescindíveis num besteirol, mas inadmissíveis em qualquer drama.

Baseado na centenária obra homônima de Thomas Hardy, conhecemos Bathsheba (Carey Mulligan de “Balada de Um Homem Comum”), uma jovem camponesa que recusa o amor de seu vizinho fazendeiro Gabriel (o ator belga Matthias Schoenaerts). Logo depois ela recebe uma vultuosa fazenda herança, enquanto ele perde suas terras e coincidentemente passa a trabalhar pra quem um dia amou.

Só que Bathsheba – tal qual Mary imortalizada por Cameron Diaz – tem um dom de fazer todos se apaixonarem, desde o vizinho rico William (Michael Sheen de “O Mensageiro”) até o esquisito sargento Troy (Tom Sturridge de “Na Estrada”), cuja subtrama, aliás, não tem coerência alguma (imagina se alguém erra de igreja e depois não se acham mais).

Tá na cara que o problema não é do livro em si, mas do roteiro e principalmente da execução do diretor Thomas Vinterberg que um dia nos presenteou com o excelente “A Caça”. Ele faz com que tudo aconteça numa velocidade tão grande que em alguns momentos, tem-se a nítida impressão que pularam uma parte do filme.

As paixões e os sentimentos não são construídos, mas brotam do nada e aparentemente em menos de dois minutos os personagens se apaixonam automaticamente. Chega a ser hilário ver, por exemplo, William pedir a protagonista em casamento por causa de uma brincadeira poucos minutos antes, mesmo que seja numa época mais rígida.

E isso também causa um dos principais problemas da obra: a composição que Carey Mulligan faz de sua Bathsheba é completamente equivocada, mas não por sua culpa, mas por falta de um roteiro que dê uma personalidade consistente para a personagem. Bathsheba aparece hora independente, hora um pudim derretido, não sabe se expressar, a não ser quando o roteiro acha conveniente e claramente nem ela sabe quem ela é.

O próprio desfecho moldado e engessado para que se vivam felizes para sempre é previsível desde os primeiros cinco minutos, como se o espectador tivesse sentado esperando duas horas por algo que ele já vira tantas vezes.

Longe Desse Insensato Mundo” é um insulto para seu livro de origem, com péssimos personagens e apenas um design de produção decente. Fique longe desse insensato filme.

Ficha Técnica

Elenco:
Carey Mulligan
Matthias Schoenaerts
Michael Sheen
Tom Sturridge
Tilly Vosburgh
Sam Phillips
Juno Temple
Bradley Hall
Hilton McRae
Jessica Barden
Harry Peacock
Victor McGuire

Direção:
Thomas Vinterberg

Produção:
Andrew Macdonald
Allon Reich

Fotografia:
Charlotte Bruus Christensen

Trilha Sonora:
Craig Armstrong

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑