Luta por Justiça (“Just Mercy”)

Seria clichê se não fosse absolutamente verdade: advogado negro vai para o Texas (um dos Estados mais racistas dos EUA) para dar consultoria a condenados à morte (por sinal a esmagadora maioria de negros).

Bryan (Michael B. Jordan da saga “Creed”) faz seu trabalho com todos, mas encontra uma lacuna imensa num caso de assassinato onde o condenado foi Walter (Jamie Foxx de “Hobin Hood – A Origem”) onde tudo indica que ele foi um bode expiatório simplesmente por ser negro. Então ele vai lutar junto com sua assistente Eva (Brie Larson de “Loja de Unicórnios”) contra uma justiça branca racista para tentar libertar Walter num Estado onde ninguém nunca havia escapado da cadeira elétrica.

A história é tão forte e relevante que o espectador se sente dentro desse ambiente tão injusto. Direção, roteiro e elenco, se posicionam fortemente para que tenhamos nojo do comportamento racista da maioria da polícia e moradores da cidade, porém coloca alguns coadjuvantes brancos que questionam a própria cultura racista como um dos guardas da prisão que tem um interessante arco de história até o desfecho ou até mesmo o promotor público interpretado por Rafe Spall (“MIB – Internacional”) que consegue ser um antagonista à altura.

Um elenco sem ego com uma narrativa impecável dá uma perfeita percepção da história real sem precisar apelar para a glamourização de Hollywood, além de salpicar tramas paralelas que ao fim são aprofundadas em cenas de casos reais e estatísticas impressionantes onde, é claro, o próprio advogado Bryan e Walter na vida real aparecem em cenas de arquivo.

Baseado no livro homônimo do próprio Bryan Stevenson, “Luta Por Justiça” é poderoso e equilibra aspectos técnicos a artísticos na medida certa. É assim que se conta uma história real!

Curiosidades:

– A cinema do bloqueio policial no início não era pra ser de noite. Mas a equipe de filmagem atrasou 4 horas por conta de uma tempestade que quando começaram já estava escuro.
– A cena do programa 60 minutos é a original, apenas substituindo via computação gráfica o verdadeiro Bryan por Michael B. Jordan.
– O verdadeiro Bryan Stevenson faz uma participação como o pai dele mesmo.

Ficha Técnica

Elenco:
Michael B. Jordan
Jamie Foxx
Brie Larson
O’Shea Jackson Jr.
Rafe Spall
Tim Blake Nelson
Michael Harding
Christopher Wolfe
J. Alphonse Nicholson
Adam Boyer
Jacinte Blankenship
Bryan G. Stevenson
Brad Sanders
Charmin Lee
Dominic Bogart
Hayes Mercure
Rob Morgan
Kuntrell Jackson
Tatom Pender
Karan Kendrick

Direção:
Destin Daniel Cretton

Produção:
Asher Goldstein
Michael B. Jordan
Gil Netter

Fotografia:
Brett Pawlak

Trilha Sonora:
Joel P. West

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑