Má Educação (“Bad Education”)

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2019

Investindo em papéis mais dramáticos, Hugh Jackman de “O Favorito” se supera nessa nova produção da HBO baseada em fatos erais ocorridos em 2012, quando descobriu-se um escândalo de corrupção dentro de um centro de escolas distritais nos EUA.

Jackman é o superintendente Frank Tassone, tido como o menino de ouro do distrito que elevou as escolas ao TOP 10 americano, quando sua assessora Pam (Allison Janney de “O Escândalo”, sempre corretíssima) é pega usando dinheiro público para seus próprios fins. Só que isso seria apenas a ponta do iceberg.

O grande ponto positivo do roteiro – e o que geralmente acontece em casos reais como esse – é que um evento se desdobra em outro maior, virando uma bola de neve de tensão em cima do protagonista.

Jackman está sensacional como Frank que vai aos poucos revelando camadas surpreendentes de caráter e sociopatia, sendo que o diretor coloca o espectador nos dois lados da moeda, hora como o alter ego do próprio Tassone explorando suas falhas e virtudes (o desfecho é emblemático sobre isso); hora como os olhos da aluna que descobre toda a picaretagem, Rachel (Geraldine Viswanathan de “Não Vai Dar”).

A direção do desconhecido Cory Finley é tão suave que faz o filme de quase duas horas passar voando de forma que o espectador pode até sentir a percepção de que perdeu alguma coisa. Além disso, o roteiro está bem mastigado, sem precisar recorrer a caminhos sinuosos para se fazer entender, desde a análise de personalidade dos personagens até como funcionava o esquema de corrupção.

Má Educação” acerta na narrativa e na escalação do elenco com Jackman carregando o filme com tranquilidade e dando espaço para os colegas e para a história ser muito bem contada.

Curiosidades:

***SPOILERS – SÓ LEIA DEPOIS DE TER ASSISTIDO AO FILME***

– Devido a uma brecha da lei, mesmo depois da prisão (Tassone e todos os demais já estão soltos nesse momento) continuam recebendo uma pensão anual do governo (sim, dinheiro público). Para se ter uma idéia, a maior pensão, é claro, fica com Tassona, que recebe U$ 174 mil por ano, ou seja, mais de meio milhão de reais.
– O Tassone verdadeiro viu o filme e elogiou bastante a atuação de Jackman, mas apontou dois pontos no roteiro que ele considera inverdades: 1. Ele tinha um relacionamento aberto com o marido, o qual sabia de seus casos extraconjugais (no filme ele não sabe); 2. A história dele com o dançarino não aconteceu dessa forma (aqui a produção replicou dizendo que foi uma maneira que o roteiro achou de concentrar em uma pessoa os casos).

Ficha Técnica

Elenco:
Hugh Jackman
Allison Janney
Ray Romano
Geraldine Viswanathan
Annaleigh Ashford
Welker White
Stephanie Kurtzuba
Calvin Coakley
Sung Yun Cho
Justin Swain
Laura Patinkin
Kathrine Narducci
Brent Langdon
Tia DeShazor
Victor Verhaeghe

Direção:
Cory Finley

Produção:
Fred Berger
Brian Kavanaugh-Jones
Julia Lebedev
Mike Makowsky
Oren Moverman
Eddie Vaisman

Fotografia:
Lyle Vincent

Trilha Sonora:
Michael Abels

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑