Ma

Genre :
Actor : , , , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2018

O bacana do título em português é que mesmo sendo o apelido da protagonista, os brasileiros também podem associar Ma com má ou malvada.

E o filme nos apresenta um tipo peculiar de psicopata: vivida pela fofíssima Octavia Spencer que já foi Deus em “A Cabana”, agora ela é o diabo (desculpe o trocadilho). Ma é uma jovem senhora, reclusa e introspectiva, que nunca teve a chance de socializar até que um grupo de jovens chega e pede para ela comprar bebida para eles, já que são menores de idade. Ela então os convida para farrear na casa dela e começa a ter ilusões de que faz parte do grupo, além do fato de saber que os pais de alguns dos meninos teve uma história traumática com ela no passado.

O cineasta Tate Taylor de “A Garota do Trem” desenvolveu uma interessante dinâmica entre os personagens da trama que algumas vezes surpreende o público com reviravoltas. O mais interessante do roteiro é que é difícil decifrar o psicológico de Ma e entender suas verdadeiras motivações. Aliás, nesse ponto Spencer faz um excelente trabalho, colocando bastante personalidade na protagonista.

Por outro lado, lá pelo terceiro ato, o mistério começa a se transformar em indecisão, pois aparentemente nem o roteiro sabe qual o plano de Ma. Seus atos aparentemente planejados vão ficando aleatórios, chegando no ponto de que seria impossível qualquer avanço da personagem sem que fosse pega de alguma forma. Podemos ter a leitura de que na psicopatia ou loucura dela, não seria de todo absurdo esse tipo de comportamento errático. Só que para o espectador não deve ser tão óbvio, muito menos assertivo, o que pode dividir opiniões.

Uma escolha interessante foi a composição totalmente oitentista de Gregory Tripi (“Lugares Escuros”) que lembra muito a trilha de outro terror, o ótimo “Corrente do Mal”. Não só isso como a escolha das músicas do início da década de 80 dão uma aura retrô à produção.

Com tantas qualidades, os defeitos ainda gritam e o desfecho é desajeitado, quase desleixado, como se escrevessem o final naquela mesma hora e acaba bagunçando os elementos bons da trama. “Ma” não deixa de ser uma opção interessante de terror, mas descarrilha um pouco no final, mas não afunda. E ver a Octavia Spencer malvada é uma atração à parte.

Curiosidades:

– O filme demorou mais de 1 ano pra ser lançado apos terminadas as filmagens.
– O policial que vai na casa de Ma no terceiro ato é ninguém menos que o próprio diretor Tate Taylor.

Ficha Técnica

Elenco:
Octavia Spencer
Diana Silvers
Juliette Lewis
McKaley Miller
Luke Evans
Missi Pyle
Allison Janney
Corey Fogelmanis
Gianni Paolo
Dante Brown
Tanyell Waivers
Dominic Burgess
Heather Marie Pate
Tate Taylor
Margaret Fegan

Direção:
Tate Taylor

Produção:
Jason Blum
Tate Taylor

Fotografia:
Christina Voros

Trilha Sonora:
Gregory Tripi

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑