Magia ao Luar (“Magic in the Moonlight”)

Genre : ,
Actor : ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

O Woody Allen de “Blue Jasmine” roteirizando e dirigindo uma comédia romântica? E qual a diferença desta para a maioria das comédias românticas? Simples: a inteligência e o contexto com a qual foi escrita.

Colin Firth (“O Espião que Sabia Demais”) é Stanley um mágico conhecido por sua alcunha chinesa, pois se maquia para parecer com tal. Ácido, sarcástico e por muitas vezes grosseiro, tem uma visão cética e triste do mundo. Só que sua especialidade é desmascarar falsos médiuns ou charlatões. Um dia um amigo também mágico pede para que ele vá ao sul da França para tentar desmascarar uma dita médium, a jovem Sophie (Emma Stone de “O Espetacular Homem Aranha”) que aparentemente está enganando uma rica família. Quando chega lá, Stanley tem dificuldades para desmascará-la e Sophie começa a se mostrar interessada por ele.

Além de uma trama original, não só por se situar na década de 30, mas por produzir uma narrativa que se adequa perfeitamente àquele contexto, Allen imaginou situações complexas que colocam na dúvida o espectador, tanto sobre a veracidade de potencial mediunidade da garota, quanto de seus sentimentos. Aliás a dupla de protagonistas tem uma ótima química, capitaneada é claro por Firth que encarna uma persona totalmente desagradável e com um humor cáustico.

Também ajuda o fato de ter os melhores diálogos e as tiradas mais inteligentes. Tanto que uma das melhores cenas é dele sozinho rezando pela melhora da tia. E o melhor diálogo, daqueles que só poderia ter o selo Woody Allen de qualidade, é quando ele e a tia (Eileen Atkins de “Dezesseis Luas”, soberba no papel) trocam indiretas sobre a vida afetiva de Stanley, sendo que as próprias indiretas o fazem chegar numa conclusão inevitável.

Magia ao Luar” tem os elementos típicos que fazem um ótimo filme de Woody Allen realmente se diferenciar dos demais do gênero e ainda acrescenta uma gostosa parcela de sentimentalismo e otimismo até mesmo nos mais céticos, ensinando que a magia funciona, mas não necessariamente como a gente pensa.

Ficha Técnica

Elenco:
Colin Firth
Emma Stone
Simon McBurney
Catherine McCormack
Eileen Atkins
Erica Leerhsen
Jeremy Shamos
Hamish Linklater
Marcia Gay Harden
Jacki Weaver

Direção:
Woody Allen

Produção:
Letty Aronson
Stephen Tenenbaum
Edward Walson

Fotografia:
Darius Khondji

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑