Mandela – O Caminho Para a Liberdade (“Mandela: Long Walk to Freedom”)

Genre :
Actor : ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2013

Enquanto o mediano “Selma: Uma Luta Pela Liberdade” está concorrendo ao Oscar, outro filme sobre a luta pela igualdade racial infinitamente superior a esse passou despercebido pelo grande público.

Esta dramatização da biografia de Nelson Mandela talvez seja a mais completa e que mostre o lado mais humano do ex líder sul africano, chave para o fim do Apartheid na África. Idris Elba, o guardião do portal de “Thor”, vive com afinco um Mandela que na sua juventude não passava de apenas um simpatizante da causa negra, advogado e galanteador e gradativamente foi se envolvendo mais até ser peça indispensável na luta, casar, ser preso, passar 27 anos na prisão e finalmente tirar a África da mão da supremacia branca através das eleições.

O diretor Justin Chadwick (“A Outra”), baseado na autobiografia de Mandela, o coloca no devido lugar, fazendo o espectador entender exatamente o nível de relevância que ele teve em cada fase da sua vida e como os acontecimentos o foram mudando e moldando para passar de um lutador de milícias até um amante incondicional da paz. Também coloca Winnie Mandela, interpretada de forma visceral por Naomie Harris (a Moneypenny de “007”), como uma das protagonistas que por pouco não vira antagonista da paz, uma mulher amargurada com toda a injustiça racial. Há uma cena tocante em que Nelson, já um senhor, diz com propriedade: “O único aspecto em que eles (o governo branco) me venceram foi na transformação da minha esposa”.

É claro que o filme se utiliza de clichês dramáticos para capturar ainda mais a afinidade do espectador, mas é um pecado diluído na narrativa e nos personagens fortes e ainda nos aspectos técnicos irretocáveis, como a fotografia de uma África que contrasta as imensas belezas naturais com o subúrbio claustrofóbico arrasado pela guerrilha.

Mandela” é um filme completo que, dentro das suas limitações de tempo, passa um retrato realista não só da vida de Madiba, como o contexto político, social da época. Imperdível.

Ficha Técnica

Elenco:
Idris Elba
Naomie Harris
Tony Kgoroge
Riaad Moosa
Zolani Mkiva
Simo Mogwaza
Fana Mokoena

Direção:
Justin Chadwick

Produção:
Anant Singh
David M. Thompson

Fotografia:
Lol Crawley

Trilha Sonora:
Alex Heffes

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑