Mapas para as Estrelas (“Maps to the Stars”)

David Cronenberg sempre soube fazer obras subversivas. Depois de um muito pretencioso “Cosmópolis”, aqui ele traz sua marca registrada na medida certa sobre um tema que Hollywood adora: falar sobre ela mesma e seus bizarros bastidores.

Ele começa contando histórias aparentemente soltas que revelam ter um vínculo muito forte: Julianne Moore (“Pelos Olhos de Maise”) é Havana, uma atriz mimada que não sabe lidar com a chegada da idade e quer fazer o papel que foi de sua mãe em um remake famoso;

Mia Wasikowska (“Amantes Eternos”) é Agatha, nova na cidade que passa a ter uma peculiar amizade com o motorista Jerome (Robert Pattinson de “The Rover – A Caçada”) e guarda um terrível segredo;

O ator televisivo Evan Bird é uma estrela adolescente de Hollywood viciado em drogas que começa a entrar em depressão e ameaça a sua carreira no cinema, tendo que ser tratado pelos pais disfuncionais Sttaford (John Cusack de “Condução Perigosa”) e Christina (Olivia Williams de “O Sétimo Filho”), casal que também guarda outro terrível segredo.

O diretor estabelece uma dinâmica entre as subtramas que prolonga o suspense, fazendo com que o espectador sempre espere algo impactante, só pra liberar tudo no terceiro ato. A questão que ele coloca é até onde as pessoas são capazes de ir para alcançarem seus objetivos e a fina linha que separa a normalidade da insanidade.

Cronenberg também consegue extrair atuações brilhantes, tanto daqueles que já são talentosos por natureza quanto – surpreendentemente – daqueles que tem sido canastrões em seus filmes mais recentes, caso de John Cusack ou do monocórdio Robert Pattinson.

Como já citado, o final é uma porrada, tanto pelo que mostra, quanto pelo que insinua. Como tudo na obra do diretor, “Mapas para as Estrelas” pode ser tanto um suspense dramático como uma comédia de humor negro, mas sempre diferente, descambando pro lado bizarro e que agrada cinéfilos com gosto até mais refinado.

Ficha Técnica

Elenco:
Julianne Moore
Mia Wasikowska
John Cusack
Evan Bird
Olivia Williams
Robert Pattinson
Kiara Glasco
Sarah Gadon
Dawn Greenhalgh
Jonathan Watton
Jennifer Gibson
Gord Rand
Justin Kelly
Niamh Wilson
Clara Pasieka

Direção:
David Cronenberg

Produção:
Saïd Ben Saïd
Martin Katz
Michel Merkt

Fotografia:
Peter Suschitzky

Trilha Sonora:
Howard Shore

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑