Mara: o Demônio do Sono (“Mara”)

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2020

Bons filmes que tem uma maldição como tema geralmente funcionam assim:

1. A maldição acontece com alguém.
2. O(a) protagonista descobre sobre a pessoa que morreu e acaba pegando a maldição.
3. No meio do caminho ele vê outras pessoas morrerem e tenta descobrir a chave para acabar a maldição.
4. Ele(a) descobre em cima da hora para escapar da maldição.
5. Às vezes a maldição volta.

E no passo 4 é que muitos filmes se embananam. Isso porque não adianta de nada todo um desenvolvimento do conteúdo para no final o personagem principal morrer exatamente do mesmo jeito. Esta produção quase escapou desse erro. Mas ficou no quase.

Olga Kurylenko de “Um Dia Perfeitohttp://www.cinecriticas.com.br/movie-review/um-dia-perfeito-a-perfect-day/” é a psicóloga forense Kate, que vai investigar um misterioso assassinato de um homem cuja esposa desequilibrada atribuiu a um demônio do sono chamado Mara (que, aliás, é um nome presente em várias mitologias, principalmente a grega e a escandinava). Quando Kate tenta se aprofundar, ela acaba marcada pelo demônio e deve descobrir o que move essa entidade para tentar cessar essa maldição antes que ela morra, além de outros a sua volta.

O tema da paralisia do sono – evento que ocorre com quase todo mundo em um ou mais momentos da vida – é um ótimo combustível para um filme de terror e alguns já usaram bastante, seja com criaturas que atuam quando estamos acordados ou quando estamos sonhando, como nosso querido Freddy Krueger.

A cadeia de eventos que o roteiro escreveu para que o espectador consiga acompanhar os passos dessa maldição, bem como as gradativas descobertas que Kate faz são correntes e interessantes. Inclusive as poucas cenas de sustos são criativas, onde o diretor fez diferente plantando a criatura escondida no cenário onde o espectador precisa focar para perceber no momento em que se movimenta.

Mas como na maioria das produções do gênero, o último ato faz a história cair por terra. Primeiro porque a solução é muito trivial e segundo porque ela é falha e, ao analisar em retrospecto, as pistas acabam sendo forçadas demais para um desfecho em que pouco acontece e recai no lugar comum.

“Mara” precisava de uns bons ajustes para ser um terror de qualidade. Faltou pouco, mas o pouco que faltou, jogou o filme na mediana comum.

Curiosidades:

O ator Javier Botet volta à sua especialidade: interpretar entidades demoníacas. Isso por causa de sua estatura muito alta e magra, além de sua flexibilidade corporal. Veja aqui a lista de todos os filmes em que ele interpreta criaturas.
Há um documentário chamado “Pesadelo – Paralisia do Sono” que trata sobre o tema.

Ficha Técnica

Elenco:
Olga Kurylenko
Craig Conway
Javier Botet
Rosie Fellner
Lance E. Nichols
Mackenzie Imsand
Ted Johnson
Mitch Eakins
Melissa Bolona
Marcus W. Weathersby
Dandy Barrett
Rebecca Adams
Charles Lawlor
Montré Everett
Jacob Grodnik

Direção:
Clive Tonge

Produção:
Mary Aloe
James Edward Barker
Craig Chapman
Daniel Grodnik
Scott Mann
Myles Nestel
Steven Schneider
Joel Shapiro

Fotografia:
Emil Topuzov

Trilha Sonora:
James Edward Barker

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑