Marcados Pela Guerra (“Camp X-Ray”)

Genre :
Actor : ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

Decidida a mudar seu estigma de “Crepúsculo“, Kristen Stewart de “American Ultra: Armados e Alucinados” investe cada vez mais em papéis diferenciados em filmes relevantes.

Apesar de limitada como atriz, fez uma escolha acertadíssima ao interpretar Cole, que se alistou para servir na Guerra do Iraque e foi parar no Campo de Guantánamo para cuidar dos detentos (não presos e a diferença é chocante). Lá ela conhece Ali (Peyman Moaadi do recente “13 Horas”), mais um causado de terrorismo. Entretanto eles começam uma relação de amizade que pode extrapolar as barras que os separam.

O espectador fica com a visão de Cole, pois ao mesmo tempo que entende que muitos dos homens lá presos são realmente terroristas, ainda assim são seres humanos e esse dilema só faz crescer de maneira discreta e vai além da própria narrativa que, se vista com atenção, consegue suscitar debates interessantes, até porque o roteiro não se apega a estereótipos: mesmo tendo aquele soldado americano sádico ou que não liga para os detentos, também temos outros mais experientes que entendem a falta de sentido que tudo aquilo faz e como os recursos contra uma guerra poderiam ser melhores aplicados.

O diretor também faz uma experiência de imersão do público com longas tomadas das rondas que os soldados fazem nas salas com as câmaras onde ficam os presos e também ensina uma série de técnicas usadas pelos militares como controle. Uma direção um tanto burocrática, mas que funciona dentro desse contexto.

Se por um lado Stewart está correta (o que é um elogio), o grande destaque é Peyman Moaadi que incorpora com precisão uma persona perturbada, mas boa na essência, mesmo que nunca nos diga sua verdadeira natureza (se bem que a cena de início põe uma pulga atrás da orelha).

Marcados Pela Guerra” mostra uma visão ampla sobre a parte da guerra contra o terror que fica muitas vezes escondida da grande mídia e mostra que o maior drama da guerra sempre é o humano, onde até as mais pequenas redenções já são dignas de aplausos.

PS: No Cartaz está escrito “Conecção”. Pode Arnaldo? Glória, o que você acha?

Ficha Técnica

Elenco:
Kristen Stewart
Peyman Moaadi
Lane Garrison
John Carroll Lynch
Joseph Julian Soria
Cory Michael Smith
Ser’Darius Blain
Tara Holt

Direção:
Peter Sattler

Produção:
Gina Kwon

Fotografia:
James Laxton

Trilha Sonora:
Jess Stroup

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑