Margin Call – O Dia Antes do Fim (“Margin Call”)

Qualquer funcionário de empresa deve sentir afinidade com esta produção despretensiosa, mas poderosa. O que aconteceria se em meio a uma dura reestruturação de uma multinacional, descobrissem um erro grotesco em seus indicadores capaz de destruir a empresa e, inclusive, afetar todo o segmento de mercado a que ela se destina?

É isso o que acontece numa grande corretora quando seu analista Peter (Zachary Quinto, o novo Spock de “Star Trek” e recém saído do armário) percebe uma falha monumental no financeiro da empresa, capaz de levá-la à falência. Ao informar para seu superior, Will (Paul Bettany de “Padre”), a informação acaba passando por toda a cadeia hierárquica da empresa como o diretor Sam (Kevin Spacey de “O Super Lobista”) até o presidente John (Jeremy Irons de “Appaloosa – Uma Cidade Sem Lei”).

Quando surge a possibilidade deles realizarem uma fraude que vai custar o emprego de todos os funcionários e a própria reputação de cada um deles como profissionais, eles têm apenas uma noite para decidir se vão em frente ou não, o que os leva ao limite psicológico da resistência.

O diretor estreante J.C. Chandor consegue extrair uma performance ímpar do elenco onde vemos Spacey atuar de uma forma tão visceral quanto em “Beleza Americana”. E não só o talento individual, mas a química presente eleva o filme a um nível de interpretação dos melhores. Interessante perceber que a intensidade da preocupação também se relaciona com o nível hierárquico de cada personagem. E é justamente essa intrincada relação entre seus diversos níveis, o ponto alto da trama.

O roteiro escrito pelo próprio Chandor tem o cuidado de não revelar com exatamente qual o erro dos números, pois ele sabe que o leigo (a maioria dos espectadores que só entendem o básico de economia) se desinteressaria por qualquer detalhamento mais acadêmico. Portanto toma a acertada decisão de descrever o problema de forma acessível, mas sem tratar o público como idiota.

Pra completar, a discreta trilha sonora de Nathan Larson (“Confiar”) é contundente para mostrar a tensão e a fadiga de cada hora em que seus personagens ficam acordados a noite inteira refletindo sobre o destino da empresa e deles próprios. Sim, “Margin Call” se passa em menos de 24 horas e prova que o tempo é o de menos na hora em que o ser humano deve lidar com um turbilhão de emoções. Drama recomendadíssimo.

Ficha Técnica

Elenco:
Kevin Spacey
Paul Bettany
Jeremy Irons
Zachary Quinto
Demi Moore
Stanley Tucci
Penn Badgley
Simon Baker

Direção:
J.C. Chandor

Produção:
Robert Ogden Barnum
Michael Benaroya
Neal Dodson
Joe Jenckes
Corey Moosa
Zachary Quinto

Fotografia:
Frank G. DeMarco

Trilha Sonora:
Nathan Larson

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram