Maria e João – O Conto das Bruxas (“Gretel & Hansel”)

À primeira vista parece que estamos diante de outro “A Bruxa” – ótimo e menos comercial – seja pelo estilo, abordagem soturna e adulta, e narrativa. Ledo engano.

Maria e João” começa pelo título deixando claro o viés de empoderamento feminino onde ela (Sophia Lillis da saga de terror “IT – A Coisa”) é está se tornando uma adolescente e ele (o estreante Samuel Leakey) ainda é uma criança de oito anos e, portanto, Maria toma as decisões da dupla.

Levemente inspirado no clássico dos irmãos Grimm, os irmãos são expulsos de sua própria casa e, vagando pela floresta, encontram uma casa cheia de guloseimas cuja dona (Alice Krige de “Aprendiz de Feiticeiro”) já deixa claro para o espectador que ela é uma bruxa má tentando ludibriar Maria e João, sendo que a história percorre a narrativa de quando eles virão a entender a sinistra revelação.

Esse é o primeiro problema: a linha da trama que leva Maria à derradeiras descoberta sobre a identidade da bruxa é lenta demais e passar por várias quebras com excesso de pesadelos, gastando tempo com ações que não necessariamente se materializam, além de uma fotografia que é interessante de início, mas vai se tornando repetitiva com o passar do tempo e potencializando negativamente a morosidade da história.

A motivação da bruxa também é algo que não casa bem com a história e, sendo esta a chave que une os eventos até o seu desfecho, faz pouco sentido no contexto geral, bem como são suas fraquezas, tão facilmente descobertas no último ato.

O destaque vai mesmo para a decana Alice Krige que defende sua bruxa muito bem sem parecer caricata.

Maria e João” pega algumas boas idéias, mas com conexões falhas entre elas, tece uma colcha de retalhos e enche a tela de estética cult para disfarçar. Falhou.

Ficha Técnica

Elenco:
Sophia Lillis
Samuel Leakey
Charles Babalola
Alice Krige
Jessica De Gouw

Direção:
Oz Perkins

Produção:
Fred Berger
Brian Kavanaugh-Jones

Fotografia:
Galo Olivares

Trilha Sonora:
Robin Coudert

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑