Maria Madalena (“Mary Magdalene”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country : , ,
Release Date : 2018

E o empowerment feminino chega aos contos bíblicos. Os últimos dias de Jesus (aqui o corpo de Cristo é do Joaquin Phoenix de “Era Uma Vez em Nova York”) com seus doze apóstolos é visto pelos olhos de Maria Madalena (Rooney Mara de “Sombras da Vida”).

Só que o filme de Garth Davis (“Lion: Uma Jornada Para Casa” que também de Mara no elenco) faz mais que isso ao coloca-la como protagonista, ao mesmo tempo em que também percorre brevemente as participações dos outros personagens.

Em termos de linguagem cinematográica narrativa é consistente e apresenta um arco de história completo e muito bem vinda da personagem e mostra alguns eventos icônicos da Bíblia, mesmo que superficialmente, colocando em destaque a dupla Jesus e Maria e também Pedro (Chiwetel Ejiofor de “Simplesmente Amor”) e Judas (Tahar Rahim de “Samba”). Alias, Rahim está com um ótimo desempenho e seu Judas consegue explicar muito de suas motivações ao espectador. Joaquin Phoenix também mostra seu talento sem muito esforço e encarna um Jesus sofrido e de papo cabeça que convence.

Só que por tentar ser um filme mais comercial, seu roteiro praticamente conta uma outra história, desprezando fatos e pessoas cruciais na Bíblia e colocando Maria quase como o próprio Jesus. Sem querer medir a importância dos personagens, o ponto é que a narrativa fica bastante desfalcada, até porque esse período da vida de Jesus é muito bem descrito e o próprio contexto de espaço-tempo da produção fica deslocado. É como se o papo cabeça de Jesus no filme também tivesse se enraizado no roteiro que em comparação com a narrativa da Bíblia fica vago e com alguns clichês batidos.

Destaque para a belíssima fotografia de Greig Fraser (“Star Wars: Rogue One”) que trabalha tanto paisagem, como ambientação e iluminação, o que ajuda a posicionar toda a trama.

Maria Madalena” traz um frescor com o protagonismo feminino, traz um bom resultado no geral, mas está para a Bíblia como uma ficção inspirada em fatos reais que perde elementos essenciais para quem conhece mais a história.

Curiosidade:

– Joaquin Phoenix e Rooney Mara começaram a namorar nesse filme.
– Apesar disso, eles já se conheciam e contracenaram como um casal no sensacional “Ela”.

Ficha Técnica

Elenco:
Rooney Mara
Joaquin Phoenix
Chiwetel Ejiofor
Tahar Rahim
Ariane Labed
Denis Ménochet
Lubna Azabal
Tchéky Karyo
Charles Babalola
Tawfeek Barhom
Ryan Corr
Uri Gavriel
Shira Haas
Tsahi Halevi
Michael Moshonov

Direção:
Garth Davis

Produção:
Iain Canning
Emile Sherman
Liz Watts

Fotografia:
Greig Fraser

Trilha Sonora:
Hildur Guðnadóttir
Jóhann Jóhannsson

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑