Decisões Extremas (“Extraordinary Measures”, EUA, 2010)

Genre : ,

Decisões Extremas” quer ser “O Óleo de Lorenzo” de 2010. Brendan Fraser, deslocado de seu habitat natural, leia-se filmes de ação descerebrados como “Viagem ao Centro da Terra“, é John pai de um casal que possui uma rara doença congênita chamada Síndrome de Pompe, a qual faz os músculos atrofiarem e os órgãos internos incharem a ponto de sua expectativa máxima de vida ser até os nove anos de idade. Inconformado, ele descobre um cientista, o Dr. Stonehill (Harrison Ford de “Território Restrito“) que parece ter a chave para um medicamento eficaz. Excêntrico e com problemas sérios de relacionamento Stonehill se une a John para levantar fundos e continuar a pesquisa lutando contra o tempo que seus filhos não têm.

A produção acerta quando, fugindo do caminho de exemplares semelhantes, não mostra apenas um simples drama familiar, mas todo um processo do desenvolvimento de um medicamento, desde a parte mais científica até as questões corporativas, expondo o às vezes cruel procedimento de ricos laboratórios.

Só que erra quando desvia o gênero da narrativa, tentando expor certo humor cáustico ao personagem de Ford. Parece sempre uma tentativa a aproximá-lo dos tipos engraçados e cínicos que os consagrou como Han Solo e Indiana Jones. Já Fraser tem sérios momentos de canastrice aguda, sendo o filme uma prova cabal que ele tem mesmo é que contracenar com personagem da classe do Looney Tooney ou digitais como “A Múmia“.

Decisões Extremas” tem diálogos previsíveis e um roteiro burocrático que funciona na medida em que o assunto (doença, morte) atinge a cada espectador, mas também nada que seja extraordinário aos olhos. Incrível mesmo é saber que essa foi uma história real. E por isso já vale uma olhada.

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Harrison Ford
Brendan Fraser
Keri Russell
Courtney Vance
Meredith Droeger
Diego Velázquez
Sam M. Hall
Patrick Bauchau
Jared Harris
Alan Ruck
David Clennon
Dee Wallace
Ayanna Berkshire
P.J. Byrne

Direção:
Tom Vaughan

Produção:
Carla Santos Shamberg
Michael Shamberg
Stacey Sher

Fotografia:
Andrew Dunn

Trilha Sonora:
Andrea Guerra

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑