Medo Profundo (“47 Meters Down”)

Genre :
Actor : ,
Director :
Country : , ,
Release Date : 2017

Pra quem já viu o enfadonho “Águas Rasas”, a diferença é que o filme se passa no fundo, ao invés do raso e é um pouquinho melhor. Até partindo do princípio que “Medo Profundo” pode ser descrito como um cosplay mais barato de “Águas Rasas”, ser melhor, mesmo que só um pouco, já é um grande êxito.

Mandy Moore (“Intercâmbio de Casais”) e a meio desconhecida Claire Holt (da série “Diários de um Vampiro”) são as irmãs Lisa e Kate respectivamente que vão passar as férias no México e se envolvem naquele passeio para ver os tubarões dentro de uma gaiola no oceano. Quando o cabo que arrebenta a gaiola arrebenta e elas caem 47 metros, as duas precisam sobreviver até chegar ajuda.

Por mais surreal que a situação possa parecer, o roteiro consegue pautar os eventos de forma natural, com algumas ressalvas: aqui os tubarões são mais bonzinhos (ou talvez mais reais) o que dá às nossas heroínas uma maior movimentação e leva vantagem e dar mais ritmo à narrativa. Inclusive há uma sacada que vai dividir opiniões no terceiro ato que, se por um lado apenas estica o tempo projeção – tem cravado 90 minutos – por outro funciona tanto no âmbito de suspense quanto no dramático.

Na hora do “vamos ver”, o diretor Johannes Roberts (“O Depósito” que, sim é filme B), ele não consegue se expressar, seja por falta de budget ou por falta de competência. As cenas que deveriam ser mais aterrorizantes são rápidas e com tanto close que o espectador dificilmente vai discernir exatamente como a cena aconteceu.

Medo Profundo” é um filme B bem feitinho com muitas oportunidades perdidas e algumas até que bem aproveitadas, principalmente quando quer dar efeito dramático mais do que de terror. Não decepciona os menos exigentes.

Curiosidades:

– Para dar a impressão das partículas flutuantes no oceano, os realizadores colocaram brócolis fatiado no tanque de filmagem. Depois de algumas semanas de filmagem, o pessoal se referia ao tanque como “a sopa”.
– O filme quase saiu em DVD em 2016 com outro nome, mas na última hora um distribuidor comprou os direitos para levar o filme ao cinema em 2017. Algumas locadoras americanas chegaram a receber lotes dos DVDs, mas tiveram que devolver. Ainda assim, algumas pessoas ainda conseguiram comprar o filme nesse curto espaço de tempo.
– Segundo especialistas em mergulho, na profundidade em que elas estavam, o tanque de oxigênio aguentaria no máximo 15 minutos.

Ficha Técnica

Elenco:
Mandy Moore
Claire Holt
Chris Johnson
Yani Gellman
Santiago Segura
Matthew Modine

Direção:
Johannes Roberts

Produção:
James Harris
Mark Lane

Fotografia:
Mark Silk

Trilha Sonora:
tomandandy

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑