Melancolia (“Melancholia”)

Genre :
Actor : ,
Director :
Country : , , ,
Release Date : 2011

Lars von Trier é chegado num simbolismo. Só que a vantagem é que ele faz as analogias comparando situações aparentemente diferentes para chegar na mesma essência. Fez isso no recente “Ninfomaníaca” (de forma mais objetiva), em “Anticristo” e usa desse mesmo artifício nessa história que mostra duas situações em momentos diferentes que afetam a mesma família: no primeiro momento vemos como uma família consegue se dissolver, mesmo que temporariamente, por conta de um contexto meramente social. Justine (Kirsten Dunst de “Mundos Opostos”), uma jovem inconsequente, tem uma crise no dia de seu casamento, o que causa um enorme transtorno, principalmente para sua irmã Claire (Charlotte Gainsbourg, a musa do diretor que já participou de suas últimas três obras), uma mulher controladora e rígida que sempre teve um atrito por ser diametralmente oposta a Justine. Já no outro momento, o mundo está para acabar. Um planeta está para colidir com a Terra e acabar com toda a vida. E cada membro da família de Justine e Claire reage de forma inusitada.

O roteiro é esperto em mostrar como as duas irmãs mudam de posições psicológicas nessas duas situações tão diferentes e sua abordagem linguística, como se a câmera estivesse apenas passeando por acaso entre os personagens, dá um tom ainda mais real nas ótimas atuações. Destaque para a belíssima fotografia de Manuel Alberto Claro, que repetiu seu brilhantismo em “Ninfomaníaca” contrastando tons alegres com os momentos e personagens depressivos, numa mensagem de que o mundo não tem culpa pelas pessoas que nele habitam.

Por outro lado, Von Trier se empolga tanto nesse estudo de personagens que passa do ponto no tempo de duração, empurrando 130 minutos na goela do espectador, onde sua contemplação é maior que o conteúdo que ela expõe, visto que essa é uma das narrativas mais lineares do diretor, exceto é claro, o salto no tempo que se dá entre os dois contextos. “Melancolia” segue o talento de Von Trier no seu conhecido terreno simbolista, mas numa pretensão um pouco fora de escala. Ainda assim, vale.

Ficha Técnica

Elenco:
Kirsten Dunst
Charlotte Gainsbourg
Alexander Skarsgård
Brady Corbet
Cameron Spurr
Charlotte Rampling
Jesper Christensen
John Hurt
Stellan Skarsgård
Udo Kier
Kiefer Sutherland

Direção:
Lars von Trier

Produção:
Meta Louise Foldager
Louise Vesth

Fotografia:
Manuel Alberto Claro

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑