Memórias Secretas (“Remember”)

Genre : ,
Actor : , , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2015

Filmes protagonizados por um elenco de terceira idade parecem funcionar mais como um cumprimento de cotas em Hollywood do que outra coisa. Mas há alguns que se destacam. E alguns que vão muito além produções de qualquer geração, o qual este “Memórias Secretas” é o caso.

O veterano Christopher Plummer (“Não Olhe Para Trás”) é Zev e ele nos é apresentado como um judeu recém viúvo já passado dos seus oitenta anos com alto grau de senilidade que vive num abrigo de idosos. Apesar de ser um momento de virada logo no primeiro ato, não dá pra prosseguir com a sinopse sem esse pedaço de informação: Ele conhece Max (Martin Landau de “Cidade das Sombras”), outro judeu que lembra dele na época em que eram prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz na época da 2ª Guerra Mundial. Ambos combinam que após a morte da mulher, Zev iria atrás do líder do bloco de Auschwitz que matou a família de ambos (Max está numa cadeira de rodas e sem condições de acompanha-lo). E assim Zev foge do abrigo para desespero do filho para tentar matar o líder que Max rastreou sob um nome falso.

O diretor Atom Egoyan (“À Procura”) foi sagaz em colocar obstáculos que desenvolvem o protagonista e a cada pessoa errada que ele cruza seu caminho forma a personalidade que conhecemos de Zev. Mais do que isso, ele desenha uma espécie de versão para terceira idade do clássico de Christopher Nolan “Amnésia”, pois a demência em estado relativamente avançado de Zev o faz esquecer constantemente desde fatos recentes (como a morte da própria mulher) até passados distantes, os quais moldam suas memórias e motivações.

O terceiro ato e reviravolta é digna, inclusive, dos filmes de Nolan, onde o público além de pular da cadeira, vai se emocionar, principalmente se remontar toda a narrativa. Mas boa parte dessa emoção se deve a Plummer que não teve vergonha em mostrar com maestria a fragilidade da velhice e envolve o espectador gradativamente colocando-o como aliado na sua luta para achar aquele que tantas atrocidades cometeu na época do nazismo. Por isso o desfecho mostra o quanto roteiro, direção e ator foram brilhantes nessa realização.

Destaque para a trilha sonora de Mychael Danna de “O Bom Dinossauro” que imprime a tensão, não só pela narrativa em si, mas também pelo constante estado de alerta da saúde de Zev que vai sendo nocauteada aos poucos pelos seus próprios tormentos.

Memórias Secretas” é um suspense obrigatório, fecha todas as pontas soltas, o final de cair o queixo e Plummer em uma de suas melhores atuações em décadas.

Curiosidades:

– Christopher Plummer toca o piano de verdade. E o piano é dele mesmo.
– Zev não tem intimidade nenhuma com a arma que carrega e tem até certo receio dela. Na vida real Christopher Plummer é um dos presidentes da maior associação de armas dos EUA, luta a favor de manter seu comércio livre, mesmo com tantos protestos contra e tiroteios em colégio, além de possuir uma vasta coleção de revólveres e rifles em sua casa.
– O primeiro personagem que Zev pensa ser o vilão é interpretado pelo alemão Bruno Ganz que fez ninguém menos que Hitler em A Queda! As Últimas Horas de Hitler.

Ficha Técnica

Elenco:
Christopher Plummer
Martin Landau
Jürgen Prochnow
Bruno Ganz
Kim Roberts
Amanda Smith
Sean Francis
Howard Jerome
Henry Czerny
T.J. McGibbon
Liza Balkan
Mark Fisher
Michael Koras
Peter DaCunha
Daniel Kash
Duane Murray

Direção:
Atom Egoyan

Produção:
Ari Lantos
Robert Lantos

Fotografia:
Paul Sarossy

Trilha Sonora:
Mychael Danna

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑