Mentes Sombrias (“The Darkest Minds”)

Tava demorando pra aparecer mais uma adaptação de best seller infanto-juvenil para ser a bola da vez depois de séries bem sucedidas como “Jogos Vorazes”, as com sucesso relativo como “Correr ou Morrer”, as nem tanto como “Divergente” (que nem chegou no final… ainda).

Como todas, explora de forma lúdica as diferenças em cada um, como essas diferenças formam grupos que podem se digladiar pela intolerância ao próximo.

Jennifer Yuh Nelson que co-dirigiu “Kung Fu Panda 3” faz deste livro uma espécie de X-Men teen, onde uma doença matou 90% das crianças do planeta e as que sobraram se tornaram mutantes com 5 tipos diferentes de poderes. Elas são isoladas em quartéis com propósitos desconhecidos.

Amandla Stenberg revelada em “Tudo e Todas as Coisas”, é Ruby, uma das mais poderosas que tem o poder de controlar a vontade das pessoas. Ela escapa do quartel, encontra outros adolescentes com poderes diversos e, juntos, procuram uma reserva escondida onde jovens mutantes (essa palavra nunca é usada por conta dos direitos autorais) convivem em harmonia.

O ponto forte é a maneira como a trama é conduzida onde, mesmo com momentos clichês de romance teen em filme de ação, não se furta em mostrar a violência e suas consequências na medida certa, com mortes “pé no chão” e efeitos especiais que não decepcionam.

Já a trama de longe parece amarradinha. Mas basta uma análise rasa para se notar algumas crateras que, por mais que possam ser explicadas numa continuação, ferem profundamente a consistência da narrativa. Por exemplo, a relação entre os vilões parece ser inexplicável, principalmente quando se pega o início e confronta com o último ato (não posso dar spoilers, mas quem for ver, entenderá). Como essa relação é a grande reviravolta da história, a falta de coerência – pelo menos aparente – prejudica o efeito. Fora isso, ainda tem a cena da visão de Ruby sobre um determinado personagem chave mais complica do que explica.

Assim, “Mentes Sombrias” não deixa de ser bom com potencial para uma continuação bem melhor, mas parece ser mais bonito por fora do que por dentro.

Ficha Técnica

Elenco:
Amandla Stenberg
Mandy Moore
Gwendoline Christie
Bradley Whitford
Harris Dickinson
Miya Cech
Patrick Gibson
Wade Williams
Wallace Langham
Mark O’Brien
Golden Brooks
Makenzie Collier
Skylan Brooks
Drew Scheid
Peyton Wich

Direção:
Jennifer Yuh Nelson

Produção:
Dan Levine
Shawn Levy

Fotografia:
Kramer Morgenthau

Trilha Sonora:
Benjamin Wallfisch

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑