Mesmo Se Nada Der Certo (“Begin Again”)

Genre : , ,
Actor : ,
Director :
Country :
Release Date : 2013

Música tem poder. E não só trilhas orquestradas compostas para grande parte dos filmes, mas músicas cantadas no momento certo se tornam lembradas como marca registrada de um filme. Foi o que, por exemplo, “Preety Woman” do Roy Orbinson fez para “Uma Linda Mulher” ou “She” de Elvis Costello fez para “Notting Hill“. E quando um filme, além de uma ótima história, é recheado de músicas memoráveis? Daí pode acontecer como em “Guardiões da Galáxia” e sua trilha que está entre os álbuns mais vendidos do mundo. Ou mais pra trás, realizar obras belíssimas como “Apenas Uma Vez”. Por sinal, seu diretor John Carney conseguiu novamente fazer uma proeza que mistura romance, comédia e drama embalado por uma trilha irresistível.

Mark Ruffalo de “Terapia do Sexo” é Dan, produtor musical que foi despedido por conta de uma turbulenta fase que o transformou num alcoólatra irresponsável. Indignado e inconsolável ele procura abriga na bebida e num bar onde a aspirante a cantora Gretta (Keira Knightley de “Operação Sombra – Jack Ryan”) se apresenta. Dan vê nela uma futura estrela, enquanto ela apenas quer fugir depois de ter acabado seu relacionamento com o cantor de sucesso Dave (Adam Levine, sim, ele mesmo, vocalista do Maroon 5). Ambos começam a produzir o disco de uma forma independente o que vai mudar suas vidas.

O diretor acerta em cheio nos momentos cruciais: logo em seu primeiro ato, faz uma narrativa perfeita e sublime do encontro dos dois, primeiramente numa visão conjunta, depois na visão de Dan e finalmente na visão de Gretta. Ele ainda coloca sua mágica musical em cenas como a que Dan imagina Gretta em sua voz e violão, tocando com uma produção completa, ou ainda incorporando elementos urbanos em todas as composições.

O roteiro também é eficaz em não mostrar o drama de Dan de forma retilínea, mas revelando aos poucos as peças do quebra cabeça até a revelação final. As composições que foram escritas e interpretadas pelo próprio elenco junto com o compositor Gregg Alexander são uma atração a parte e ficam na cabeça do espectador. Ruffalo está ótimo como sempre interpretando um papel complexo e problemático, enquanto Knightley fica em seu piloto automático eterno, mas sem jamais atrapalhar o desempenho do filme. A química entre os dois funciona perfeitamente e em conjunto com o diretor montam uma espécie de amor intangível cuja tensão permeia o filme inteiro escapando (por pouco) dos clichês.

Mesmo Se Nada Der Certo” é a pedida certa para casais e qualquer um que goste de música. Ao contrário de seu título, dá certo… e muito.

Ficha Técnica

Elenco:
James Corden …
Steve
Mark Ruffalo
Keira Knightley
Hailee Steinfeld
Adam Levine
Mos Def
Catherine Keener
Andrew Sellon
Ed Renninger
Eric Burton
Marco Assante
Mary Catherine Garrison

Direção:
John Carney

Produção:
Tobin Armbrust
Anthony Bregman

Fotografia:
Yaron Orbach

Trilha Sonora:
Gregg Alexander

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑