Milagre na Cela 7 (“Yedinci Kogustaki Mucize”)

O filme apelativo do ano, mas que ninguém fez nos últimos tempos. Ou melhor, ninguém propagandeou porque essa produção turca é uma adaptação de um filme sul-coreano de mesmo nome, mas feito em 2013.

Numa comunidade da região da Capadócia, vive a menina Ova e seu pai, Memo, que sofre de uma espécie de autismo que o deixa com a mente de uma criança. Quando Memo sem querer, está no mesmo lugar que a filha de um coronel que sofre um acidente, todos pensam que foi ele. Memo é preso e condenado à morte, mas faz peculiares amizades em sua cela 7, enquanto sua filha e sua avó lutam para libertá-lo.

Com pouco mais de duas horas, a obra consegue desenvolver bastante seus personagens – e são muitos – sejam os colegas de Memo, a relação familiar dele com a filha e avó, e os demais coadjuvantes passando pela professora de Ova, o diretor da prisão e o coronel, que funciona como antagonista.

O elenco está impecável: o protagonista Aras Bulut Iynemli que interpreta Memo fez o papel de sua vida dando um show de interpretação, além da garotinha Nisa Sofiya Aksongur que é o carisma em pessoa e dos atores bastante conhecidos na Turquia, Ilker Aksum como o prisioneiro que “comanda” a cela 7 e Sarp Akkaya saindo do estereótipo de herói como o diretor da prisão.

O diretor Mehmet Ada Öztekin consegue conciliar uma história de apelo universal com os costumes muçulmanos, os quais são amplamente mostrados, tal qual seus valores, mas numa linguagem acessível aos ocidentais. Não deixa de ser interessante que tanto na dublagem quanto na legenda em português, aparece bastante o nome de Deus, enquanto em na língua turca claramente sabemos que é Alá.

Mesmo apelando bastante para clichês dramáticos, seja na trilha sonora, roteiro ou diálogos, algumas vezes piegas, a jornada emocional de todos os personagens é muito bem traçada e seu desfecho consegue amarrar todas as pontas e provocar um senso de satisfação plena.

Milagre ne Cela 7” é um dramalhão muito bem desenvolvido que une a cultura do Oriente Médio com o apelo do Ocidente que pode fazer até os mais exigentes deixarem cair uma lágrima.

Ficha Técnica

Elenco:
Aras Bulut Iynemli
Nisa Sofiya Aksongur
Deniz Baysal
Celile Toyon Uysal
Ilker Aksum
Mesut Akusta
Yurdaer Okur
Sarp Akkaya
Yildiray Sahinler
Deniz Celiloglu
Gulcin Kultur Sahin
Ferit Kaya
Cankat Aydos
Hayal Köseoglu
Dogukan Polat

Direção:
Mehmet Ada Öztekin

Produção:
Saner Ayar

Fotografia:
Torben Forsberg

Trilha Sonora:
Hasan Ozsut

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑