Millennium – Os Homens Que Não Amavam as Mulheres (“The Girl with the Dragon Tattoo”, Alemanha / Suécia / Reino Unido / EUA, 2012) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

É baseado no primeiro livro da trilogia Millenium, escrita pelo sueco Stieg Larsson. Entretanto fica na cara que está mais para a refilmagem do original sueco que, aí sim, é a adaptação do livro. Sendo uma refilmagem, digamos, muito fiel ao original, não dá pra deixar de lembrar na comparação feita pelo Cinecríticas entre o remake americano “Deixe-me Entrar” e o também sueco “Deixa Ela Entrar”. A diferença é que, dessa vez, Hollywood conseguiu fazer uma obra à altura do original.

A abertura de fazer inveja aos filmes de 007 (ironia, hein?), inclusive com a trilha inicial sensacional “Immigrant Song” de Trent Reznor & Atticus Ross feat. Karen O. Daniel Craig (“A Casa dos Sonhos”) é o jornalista Mikael Blomkvist, o qual está a beira da falência por conta de uma matéria não comprovada acusando um multimilionário de corrupção. Sem ter onde recorrer, ele aceita um curioso trabalho de desvendar a morte de uma jovem 40 anos antes numa ilha sueca no meio de um inverno gélido e habitada somente parentes da família da falecida, sendo que um deles pode ser o próprio assassino. Ele vai contar com a ajuda da esquisitíssima e problemática hacker Lisbeth (Rooney Mara de “A Rede Social”), que deve estar torcendo pra contrair um câncer de pulmão de tanto que fuma (diga-se de passagem, hábito quase obrigatório na Europa).

A obra Hollywoodiana deixou todos os nomes e locações exatamente da mesma forma do livro e filme original e foi – para a felicidade do público – graficamente tão chocante quanto o exemplar sueco. O diretor David Fincher deixou de lado seus maneirismos pra filmar de forma segura e sem se preocupar com imposições dos estúdios (o custo de produção chegou a R$ 100 milhões) e entregou uma obra que mesmo tendo certa gordura (mais de duas horas e meia) um ótimo thriller onde o mistério do assassinato é apenas um apêndice que vai descortinando uma dimensão cada vez maior de surpresas e ainda tem o diferencial de aprofundar bastante no casal principal, tornando eles, e não o enigma, o centro da narrativa. Destaque para própria Rooney Mara que não só está com uma performance irretocável, como já está no hall das indicadas ao Oscar 2012 por melhor atriz.

Com um elenco corretíssimo, uma fotografia inspirada de Jeff Cronenweth (também de “A Rede Social” e atual candidato ao Oscar), a primeira parte “Millenium” não deixa a desejar para os fãs do gênero e apenas aguça a curiosidade sobre as próximas aventuras de Mikael e Lisbeth.
[rating:3.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Daniel Craig
Rooney Mara
Stellan Skarsgard
Robin Wright
Christopher Plummer
Goran Visnjic
Julian Sands
Embeth Davidtz
Joely Richardson
Joel Kinnaman
Yorick van Wageningen
Matthew Wolf
Moa Garpendal

Direção:
David Fincher

Produção:
Scott Rudin
Ceán Chaffin
Søren Stærmose
Ole Søndberg

Fotografia:
Jeff Cronenweth

Trilha Sonora:
Trent Reznor e Atticus Ross

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Gabriela Matarazzo
    on

    ESPETACULAR!

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑