Minha Nova Vida (“How I Live Now”)

A expressão viral “plot twist” que significa nada menos que reviravolta não necessariamente precisa ser algo estrondoso para causar impacto. Veja o caso dessa produção: Saoirse Ronan (indicada ao Oscar por “Brooklyn”) é Daisy, uma garota americana que sofre de depressão e que faz um intercâmbio num sítio na Inglaterra onde moram três irmãs e sua reclusa mãe. Ela se interessa pelo mais velho, Eddie (o desconhecido George MacKay), enquanto o do meio, Isaac (o novo Homem-Aranha Tom Holland) sempre está tentando animar o ambiente. Quando uma guerra estoura no Reino Unido, o clima que era juvenil e romântico se transforma num pesadelo.

E essa reviravolta da transformação narrativa e emocional é conduzida com maestria pelo diretor Kevin Macdonald (“A Legião Perdida”). Na primeira metade vemos um posicionamento de handheld camera (câmera na mão) dando um clima alegre e após os eventos que culminam no clima de guerra e isolamento, a filmagem é feita com steady camera (câmera fixa) para mostrar a dureza e crueza do clima desesperançoso que se instala. Destaque nesse ponto para a fotografia de Franz Lustig (“Medo e Obsessão”) que também soube controlar a tonalidade com cores quentes e frias de acordo com o contexto.

Mais do que nos aspectos técnicos, a maneira com que a emoção da história é passada para o espectador e seu respectivo divisor de águas não deixa lacunas de roteiro ou mudanças abruptas de comportamento, tornando as reações dos personagens ainda mais reais. O elenco é fundamental e cumpre muito bem o seu papel, o que os aproxima do público e transmite afinidade tal que passamos a temer pelos seus destinos.

Baseado no best-seller de Meg Rosoff, “Minha Nova Vida” foge da mesmice e coloca crianças e jovens, cara a cara com a guerra, todos com sonhos interrompidos por uma realidade cruel e não se exime de dar meticulosos socos no estômago da platéia, sendo um belíssimo exemplar de uma obra que consegue contar uma história juvenil sem ser rasa. Marcante.

Curiosidades:

– Há uma cena em que a protagonista Saoirse Ronan confronta dois homens. Um deles é o pai dela na vida real.
– No livro Eddie e Isaac são gêmeos e as personalidades deles são invertidas e o desfecho deles é completamente diferente do filme.

Ficha Técnica

Elenco:
Saoirse Ronan
Tom Holland
George MacKay
Harley Bird
Danny McEvoy
Anna Chancellor
Jonathan Rugman
Corey Johnson

Direção:
Kevin Macdonald

Produção:
John Battsek
Alasdair Flind
Andrew Ruhemann
Charles Steel

Fotografia:
Franz Lustig

Trilha Sonora:
Jon Hopkins

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑