Minha Querida Dama (“My Old Lady”)

Genre : ,
Actor : , ,
Director :
Country : , ,
Release Date : 2014

Originalmente foi uma peça escrita e dirigida por Israel Horovitz que foi sucesso na França e Grã Bertanha. Então o próprio Horovitz, aos 74 anos, foi convidado para escrever o roteiro cinematográfico e dirigir pela primeira vez um filme. E não fez feio.

Primeiro escolheu um trio de artistas sensacional: Kevin Kline de “Amigos Para a Vida” é Mathias um homem com problema de depressão que herda de seu pai que nunca o amou, um casarão em Paris. O que ele não contava é que a casa vinha com a senhora Mathilde (Maggie Smith de “A Senhora da Van”) e ainda a sua filha Chloe (Kristin Scott Thomas de “Tomb Raider: A Origem”). Para conseguir o dinheiro da casa, Mathias precisa dar um jeito na velhinha, mas ela guarda alguns segredos que podem mudar a sua vida para sempre.

Por ser uma peça, sua transposição para a tela grande não deixa de sinalizar certa morosidade e às vezes um tom contemplativo que atrapalha o ritmo. Por isso mesmo que a performance dos protagonistas fez toda a diferença. Ver Kevin Kline atuar nos faz perguntar porque ele não aparece em mais filmes. Ele veste esse personagem sarcástico e maníaco depressivo com uma maestria espantosa, até porque não necessita de trejeitos ou maneirismos para tornar Mathias numa figura desconfortável, mas ao mesmo tempo digna de pena. Maggie Smith como sempre dá um imenso crédito a qualquer personagem que faz, e Kristin Scott Thomas se prova sempre versátil em qualquer papel.

Também é notável a complexidade da trama familiar que tece uma teia de conexões entre seus personagens e no fim é bem resolvida.

Minha Querida Dama” tem mesmo essa cara de peça de teatro que pode dividir opiniões, mas que oferece um carisma na medida certa para os cinéfilos.

Curiosidades:

– Segunda vez que Maggie Smith e Kristin Scott Thomas fazem papel de mãe e filha. A primeira foi na comédia de 2005 chamada “De Bico Calado”.
– Segunda vez que Kevin Kline e Kristin Scott Thomas fazem papel de opostos que se tornam interesses amorosos. A primeira foi em “Tempo de Recomeçar” de 2001.
– Mathias diz que não sabe falar francês, mas o ator Kevin Kline é fluente na língua. Aliás, o trio de protagonistas é fluente em francês, apesar de não ter nascido na frança.

Ficha Técnica

Elenco:
Kevin Kline
Maggie Smith
Kristin Scott Thomas
Michel Burstin
Elie Wajeman
Raphaële Moutier
Sophie Touitou
Dominique Pinon
Christian Rauth
Delphine Lanson
Noémie Lvovsky
Stéphane De Groodt
Jean-Christophe Allais
Jocelyne Vignon
Nathalie Bernas

Direção:
Israel Horovitz

Produção:
David-Christophe Barrot
Nitsa Benchetrit
Gary Foster
Rachael Horovitz

Fotografia:
Michel Amathieu

Trilha Sonora:
Mark Orton

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑