Minha Vida em Marte

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2018

Esse genérico da comédia nacional é um exemplar perfeito do porque esse gênero é tão mal feito no Brasil e principalmente porque ele não evolui.

A história é o de menos: os roteiristas do subgênero da comédia de relacionamento ainda não se curaram da síndrome do “Pequeno Dicionário Amoroso” de mais de 20 anos atrás e continuam com a mesma narrativa.

Baseado na obra de Mônica Martelli, ela própria interpreta a empresária Fernanda, que está em crise em seu casamento com Tom (Marcos Palmeira) e só pode contar com o melhor amigo Anibal (Paulo Gustavo) para tentar tirá-la dessa fossa.

O que acontece nessa produção – e em muitas outras – é que pegam um comediante e fazem uma série de esquetes que montadas em sequência parece um filme, mas acaba sendo apenas um remendo de trama. Seja Paulo Gustavo, Fábio Porchat ou Leandro Hassum (apenas para citar alguns), nada mais interessa a não ser as piadas que eles contam. Basta reparar que a história tem imensos buracos que ninguém sequer se dá ao trabalho de esconder, contanto que Paulo Gustavo continue fazendo suas tiradas. Na verdade, o relacionamento entre Fernanda e Tom praticamente não importa e o desfecho simplesmente não tem pé nem cabeça.

Claro que verdade tem que ser dita: Paulo Gustavo é um comediante talentosíssimo principalmente ao interpretar a versão afetada dele mesmo, até porque é praticamente sua única persona em todas as produções, ou esquetes que já participou. Ainda assim, suas piadas, tiradas, trejeitos, timing cômico e diálogos trazem momento de pura gargalhada.

E é por isso que as comédias brasileiras não evoluem: o público acha graça e tem a sensação de que assistiram um filme ao invés de quadros cômicos emendados por um tema em comum. Isso gera bilheteria e seus realizadores apenas vão repetindo a fórmula Sucesso = Comediante + Piadas – História. Nas pouquíssimas vezes que Paulo Gustavo não está em cena, o filme praticamente morre e fica sem criatividade, como na cena em que Tom dorme antes de fazer sexo com Fernanda, um clichê existente em 9 de 10 filmes do gênero.

Como não podia deixar de ser nas produções desse naipe tem que ter a participação desnecessária de uma estrela do mundo artístico de talento cinematográfico zero, mas popular pra atrair mais público, que neste caso é Anitta.

Minha Vida em Marte” se categoriza como Zorra Total de um comediante só e, ao provocar o riso, transveste-se de obra cinematográfica ludibriando o espectador que inclusive pede para ser enganado e alimenta o ciclo de má qualidade do gênero no Brasil.

Ficha Técnica

Elenco:
Mônica Martelli
Paulo Gustavo
Marcos Palmeira
Marianna Santos
Lucas Capri
Anitta
Ricardo Pereira
Fiorella Mattheis
Heitor Martinez

Direção:
Susana Garcia

Produção:
Thiago Da Costa

Fotografia:
Rodrigo Carvalho

Trilha Sonora:
Fabiano Krieger
Lucas Marcier

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑