Moonrise Kingdom

Genre : ,
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2012

O diretor Wes Anderson não tem uma linguagem própria. Tem várias. E consegue aplicar em cada filme, uma linguagem peculiar diferente, mas sempre com sua marca ao fundo. E isso varia desde a fotografia, edição ou trilha sonora como se constatam nos ótimos “Viagem a Darjeeling” e “O Fantástico Sr. Raposo”. Em Moonrise Kingdom ele já começa ditando qual seu estilo visual com uma câmera que faz travellings circulares ou horizontais para poder pegar tomadas de cenários diferentes num mesmo contexto, mas que interagem entre si. E apesar de uma técnica extremamente simples, consegue encantar junto à profusão de cores criadas pelo diretor de fotografia Robert D. Yeoman (“Missão Madrinha de Casamento”).

E é no bucólico cenário de uma ilha em que o escoteiro pré adolescente Sam (o iniciante mirim Jared Gilman) decide fugir de casa, juntamente com a coleguinha esquisita Suzy (outra iniciante, Kara Hayward). Ambas as famílias passam a empreender uma busca com a improvável ajuda do único policial da cidade (pasmem, Bruce Willis de “O Dobro ou Nada”) e o chefe do acampamento escoteiro (Edward Norton de “O Legado Bourne”).

Com um elenco composto de seus usuais parceiros, colaboradores e admiradores, o tema do mais recente filme de Anderson continua sendo sobre as relações humanas, unindo toques cômicos inteligentes a temas delicados que são diluídos de forma sábia para que não causem um impacto dramático tão grande, mas que ao mesmo tempo possam comover o espectador. Para se ter uma idéia, em meio a essa fuga que desde já implica em problemas familiares e a descoberta do amor na infância, discute-se também a separação de casais, abandono de pais, solidão, traição, entre outros dramas. A condução do diretor consegue misturar todos esses pontos narrativos de forma orgânica e fluida e abrandar com um pouco de comédia, além de performances no mínimo carismáticas do grande (em quantidade e em qualidade) elenco.

E como não podia deixar de ser, o mestre Alexandre Desplat de “A Hora Mais Escura” nos brinda com uma trilha sonora peculiar e atraente e que acaba sendo a cereja do bolo do universo criado por Wes Anderson.

Moonrise Kingdom” é carismático, engraçado, comovente e de uma estética deslumbrante que também faz parte da história. É a arte que junta valia com acessibilidade.

Ficha Técnica

Elenco:
Bruce Willis
Edward Norton
Bill Murray
Frances McDormand
Tilda Swinton
Jared Gilman
Kara Hayward
Jason Schwartzman
Bob Balaban
Larry Pine
Harvey Keitel

Direção:
Wes Anderson

Produção:
Wes Anderson
Jeremy Dawson
Scott Rudin

Fotografia:
Robert D. Yeoman

Trilha Sonora:
Alexandre Desplat

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑