Mortdecai: A Arte da Trapaça (“Mortdecai”)

Apesar de muitos terem uma grande e justa afinidade com o ator Johnny Deep, este vem colecionando fracassos como em “Transcendence – A Revolução” e pelo bom, mas subestimado “O Cavaleiro Solitário” (nem vou citar o fraquíssimo “Caminhos da Floresta” e sua ponta como Lobo Mau). “Mortdecai” infelizmente segue essa mesma trilha, não por culpa do desempenho do ator.

Depp faz um misto de Inspetor Cluseau interpretado pelo saudoso Peter Sellers no clássico da comédia “A Pantera Cor de Rosa” com seu próprio e eterno Capitão Jack Sparrow para compor o personagem do título, um atrapalhado e picareta negociador de arte que sempre é escoltado pelo seu capanga Jock (que trabalhou com Deep em “Transcendence”) e casado com a finíssima e deslumbrante Johanna (“O Homem de Ferro 3”). À beira da insolvência, o jogo muda quando é abordado pelo agente Martland (Ewan McGregor de “Álbum de Família”) para achar um valioso quadro que foi misteriosamente roubado.

A composição de Depp está hilária e impecável, fazendo rir pela sua simples presença (seus grunhidos de mimo são ótimos). Não só ele, como o resto do elenco principal consegue fazer uma ótima caricatura tirada da série de livros de Kyril Bonfiglioli sem jamais parecer forçado.

O grande problema está na história. Os eventos chegam a ser tão tolos que é como se os personagens tivessem que se esforçar pra fazer uma comédia stand up por si sós, visto que nada no roteiro ajuda. O diretor David Koepp consegue errar até no timing das piadas, coisa que ele não fez no ótimo “Ghost Town – Um Espírito Atrás de Mim” em 2008. A condução acaba enfraquecendo os pontos fortes dos personagens e entrega no máximo alguma risadinhas esparsas que Deep ainda consegue arrancar da platéia.

Um final morno e sem a mínima sutileza pelo menos faz rir no último segundo. E faz o espectador levantar da cadeira no segundo seguinte.

Ficha Técnica

Elenco:
Johnny Depp
Gwyneth Paltrow
Paul Bettany
Ewan McGregor
Olivia Munn
Jonny Pasvolsky
Michael Culkin
Ulrich Thomsen
Alec Utgoff
Rob de Groot
Guy Burnet
Jeff Goldblum
Antti Hakala
Paul Whitehouse
Norma Atallah

Direção:
David Koepp

Produção:
Christi Dembrowski
Johnny Depp
Andrew Lazar
Patrick McCormick
Gigi Pritzker

Fotografia:
Florian Hoffmeister

Trilha Sonora:
Mark Ronson
Geoff Zanelli

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑