Mother – A Busca da Verdade (“Madeo”, Coréia do Sul, 2009)

Se existe algo que se faz no Brasil há mais de 30 anos são dramas urbanos. Com tanta experiência nas costas, ainda sim, a enorme maioria são de qualidade duvidosa. E do resto, pouquíssimos tem os predicados deste longa coreano. Mas é só passar pela inigualável experiência de vê-lo que fica fácil descobrir o porquê.

Do-jun é um jovem que sofre de algum tipo de retardo mental e por conta de seu temperamento, de vez em quando se vê às voltas com pequenos delitos e acaba parando na delegacia. Sua mãe sempre o defende de tudo e de todos e mesmo sendo muitas vezes desprezada pelo filho, sempre está lá pra ajudá-lo e o trata como um bebê. Quando ele é preso suspeito da morte de uma adolescente, ela faz de tudo para provar sua inocência.

O diretor Bong Joon-ho (“O Hospedeiro“) prova que belíssimas tomadas com fotografia impecável também podem ser feitas no meio da cidade e em improváveis locações. Algumas cenas são desde já antológicas, como a da água chegando nos dedos de um suspeito adormecido enquanto a mãe tenta sair do quarto sem acordá-lo ou a do interrogatório brutal promovido por um amigo ou quando mostra a devoção da mãe quando dá de comer ao filho enquanto ele, relapso, urina no muro de uma rua.

Mas a história é tão atraente que a fusão com a técnica gera um resultado excepcional. Mantendo um tom de razoável humor no início da narrativa e aos poucos se tornando vez mais sério e denso, acompanhamos o aterrador motivo da devoção da mãe, a repulsa das pessoas a Do-Jun, a história da agulha de acupuntura que soa quase como uma ameaça nas mãos da genitora, a descoberta da verdade e a surpreendente reação a essa descoberta. Ainda fecha com chave de ouro quando desembrulha mais um dos segredos citados e consegue amarrar a trama inteira. A própria cena em que os policiais dizem há muito tempo não terem um caso de assassinato na cidade mostra a falta de aptidão de lidar com um caso que numa cidade grande, talvez fosse resolvido com muito mais eficácia (e isso dá o mote de tudo o que se segue).

Como se não bastasse, a atuação da dupla de protagonistas Kim Hye-Já (a mãe) e Won Bin (o filho) é impecável. “Mother” tem tudo pra ser um clássico instantâneo e prova que não é só de terror que vive o cinema oriental. E mais: mostra que o Brasil ainda tem muito o que aprender. Perfeito.

[rating:5]


Ficha Técnica

Elenco:
Kim Hye-Ja
Won Bin
Jin Goo
Yoon Jae-moon
Jun Mi-sun
Song Sae-beauk
Lee Young-suck
Moon Hee-ra
Chun Woo-hee
Kim Byeong-seon
Yu Mou-young

Direção:
Bong Joon-ho

Produção:
Park Tae-joon
Seo Woo-sik

Fotografia:
Hong Kyung-Pyo

Trilha Sonora:
Lee Byeong-Woo

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram