Mulheres do Século XX (“20th Century Women”)

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2016

O diretor Mike Mills de “Toda Forma de Amor” fez mais um interessante filme que procura conciliar o comportamento de uma época com a disfuncionalidade de uma família… ou pelo menos de um agrupamento de gente.

Fim dos anos 70, com a cena punk rock se estabelecendo (e que mais tarde iria se esvanecer na mesma velocidade). Dorothea (Annette Bening de “Capitã Marvel”) é uma mãe solteira já quase uma senhora que aluga seu teto para o carpinteiro William (Billy Crudup de “Depois do Casamento”) e a jovem Abbie (Greta Gerwig de “O Plano de Maggie”). Seu filho Jamie (Lucas Jade Zumann de “Todo Dia”) não tem um modelo paterno, mas tem uma melhor amiga pela qual nutre mais que amizade, a descerebrada Julie (Elle Fanning de “Um Dia de Chuva em Nova York”). Dorothea se vê assoberbada com a criação de Jamie e pede ajuda para que os três amigos possam servir de modelos de comportamento, o que obviamente não vai dar muito certo e vai despertar vários conflitos entre eles.

O interessante da narrativa é que praticamente todos os personagens principais narram as suas próprias historias em off e também sua visão dos demais, mesmo que claramente o espectador perceba que seu alter ego está justamente em Jamie e tudo aquilo que ele aprende ou ainda não sabe, descobrindo seus próprios desejos através do comportamento dos demais.

A história também é bastante embalada pela música e seu cenário e o supervisor musical Roger Neill faz um ótimo trabalho em tornar as canções da época bem como suas composições aderentes a todos os eventos e momentos, principalmente nas narrações em off.

Finalmente o elenco está impecável desde o improvável casting até a materialização dos personagens, passando pelas narrações cheias de significado. Annette Bening lidera com segurança absoluta.

Mulheres do Século XX” é um ótimo retrato de várias gerações de mulheres e sobre como seu comportamento afeta as suas vidas e as dos demais em sua volta, sem deixar de apontar para o quão cotidiano a vida pode ser e ao mesmo tempo cheia de significado.

Curiosidades:

– Como os personagens principais são compostos de várias gerações, o diretor fez uma terapia musical do tempo de cada ator e atriz trazendo todos para escutarem e dançarem as mesmas músicas.
– A locação principal do filme, a casa de Dorotheia, é a mesma do filme “Correndo com Tesourashttp://www.cinecriticas.com.br/movie-review/correndo-com-tesouras-running-with-scissors-eua-2006/
” de 2006 onde Annete Benning também participa.
– O filme é baseado nas experiências do próprio diretor com a sua mãe.

Ficha Técnica

Elenco:
Annette Bening
Elle Fanning
Greta Gerwig
Billy Crudup
Lucas Jade Zumann
Alison Elliott
Thea Gill
Vitaly Andrew LeBeau
Olivia Hone
Waleed Zuaiter
Curran Walters
Darrell Britt-Gibson
Alia Shawkat
Nathalie Love
Cameron Protzman

Direção:
Mike Mills

Produção:
Anne Carey
Megan Ellison
Youree Henley

Fotografia:
Sean Porter

Trilha Sonora:
Roger Neill

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑