Na Terra de Amor e Ódio (“In the Land of Blood and Honey”)

Genre :
Actor : ,
Director :
Country :
Release Date : 2011

A femme fatale Angelina Jolie (“O Turista”) estréia na cadeira de diretora com um tema que ela, como ativista, gosta de explorar: as guerras e as marcas que esta deixa nas pessoas. A Guerra da Bósnia na década de 90, originária de uma complexa combinação de fatores políticos e religiosos nunca foi explorada no cinema de forma tão profunda até então.

Jolie acerta numa introdução pré guerra onde vemos personagens convivendo harmonicamente para que num capítulo posterior se dissemine o ódio entre eles. E é nesse contexto que encontramos Ajla e Danijel (os atores ioguslavos Zana Marjanovic e Goran Kostic) que iniciam um flerte pouco antes do estouro do conflito para no momento seguinte estarem em lados diametralmente opostos. Danijel como filho do general de mais alta patente do exército sérvio, comanda uma das bases e numa leva de mulheres bósnias para servir os soldados reencontra Ajla. Então os dois iniciam um perigoso affair que ameaça sua própria existência.

Não há espaço para eufemismos nesta produção que consegue captar muito bem o clima de atrocidades que se instalou na região através de uma realista cenografia, um ótimo design de produção e a consistente fotografia de Dean Semler (“Apocalypto”).

O outro êxito fica por conta das excelentes performances da dupla de protagonistas. Com personagens que fogem do unidimensional, o fato da guerra ter feito bósnios e sérvios que antes viviam em paz, lutarem entre si, mexeu no psicológico de povo e isso é claramente transpassado na atuação de Marjanovic e Kostic, além do dilema entre o amor e o patriotismo, o que justamente leva a um terceiro ato tão surpreendente quanto impactante.

O que talvez tenha faltado seja uma certa fluidez na narrativa que se apresenta episódica, cansando os sentidos do espectador em determinados momentos. Só que isso é o de menos quando vemos que “Na Terra de Amor e Ódio” cumpre tanto seu papel como arte, quanto conteúdo e história. Jolie começou bem.

Ficha Técnica

Elenco:
Zana Marjanovic
Goran Kostic
Rade Serbedzija
Vanessa Glodjo
Nikola Djuricko
Branko Djuric
Fedja Stukan
Alma Terzic

Direção:
Angelina Jolie

Produção:
Tim Headington
Angelina Jolie
Graham King
Tim Moore

Fotografia:
Dean Semler

Trilha Sonora:
Gabriel Yared

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑