Não Olhe para Trás (“Danny Collins”)

Genre : ,
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2015

Anti-Heróis”, “Amigos Inseparáveis” e o insuportável “Cada Um Tem a Gêmea que Merece”. Esses filmes têm em comum serem as piores escolhas que um grande ator como Al Pacino poderia ter feito em sua carreira, roubando-lhe os créditos por tantos clássicos coroados como sucesso de público e crítica. É como se ele tivesse posto sua carreira e sua atuação em ponto morto com seus indefectíveis olhos esbugalhados com aquela eterna cara de paisagem, sempre de ombreiras cafonas e fazendo papéis que certamente flertam com um complexo de idade avançada. Mas às vezes ele escolhe o filme perfeito ou o filme perfeito o escolhe e até seus maneirismos saturados se casam perfeitamente.

É o caso de “Não Olhe Para Trás” onde ele interpreta Danny Collins, um cantor folk promissor que se vendeu ao sucesso cantando hits pop, enchendo-se de álcool e drogas e que já na terceira idade engana a si mesmo num estrelato decadente. É quando recebe de presente de aniversário uma carta escrita por John Lennon há quarenta anos que foi perdida. Isso causa uma epifania e ele tenta então se reconectar com o filho que nunca viu (Bobby Cannavale de “Chef”) e abandonar os maus hábitos.

A grande sacada do diretor estreante Dan Fogelman foi aproveitar o imenso talento e carisma do elenco para engendrar um drama muito bem-humorado que faz o espectador se emocionar e chorar de rir sem desvirtuar a história. Pacino e Cannavale estão afiadíssimos, bem como Annette Bening (“Uma Nova Chance Para Amar”) que faz o interesse amoroso do protagonista.

O mais interessante e que o roteiro contém vários clichês desse subgênero do drama “pessoa que passa uma vida de erros e depois tenta se reconectar com seu passado” e praticamente todos eles funcionam, isto é, até a previsibilidade joga a favor do resultado. Ainda consegue fugir do lugar comum com um belíssimo desfecho que ativa ainda mais a imaginação do público, além de finalmente dar um papel que reflete a idade de Pacino de forma mais realista.

Claro que o tema sobre um cantor não poderia ficar sem uma bela trilha composta pelo cantor Ryan Adams e pelo sempre competente Theodore Shapiro de “Um Santo Vizinho!

Não Olhe Para Trás” foi uma das primeiras tacadas certas de Pacino em anos e vai conseguir tocar o coração da maioria sem precisar ser apelativo. Coisa que já não se vê tanto por aí.

Ficha Técnica

Elenco:
Al Pacino
Bobby Cannavale
Jennifer Garner
Annette Bening
Christopher Plummer
Melissa Benoist
Nick Offerman
Josh Peck
Aarti Mann
Katarina Cas

Direção:
Dan Fogelman

Produção:
Nimitt Mankad
Jessie Nelson

Fotografia:
Steve Yedlin

Trilha Sonora:
Ryan Adams
Theodore Shapiro

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑