Nebraska

Genre :
Actor : ,
Director :
Country :
Release Date : 2013

Filmado num preto e branco que, ao invés de empalidecer, realça a belíssima fotografia road trip de Phedon Papamichael, o cineasta parceiro Alexander Payne (ambos de “Os Descendentes”), conta uma história familiar e minimalista, mas que se desenvolve emocionalmente de forma surpreendente.

Woody (Bruce Dern de “Django Livre”) é um senhor bem velhinho que mora numa cidadezinha do interior, casado, e que sempre foi taxado de inocente por acreditar em todos e na bondade destes. Quando recebe uma falsa propaganda de que ganhou U$ 1 milhão e que para resgatar seu prêmio, precisa ir até uma cidade próxima, fica obcecado com a idéia. Mesmo sabendo ser um engano, seu filho David (o – pasme – comediante Will Forte de “Uma Bela Orgia à Moda Antiga”) resolve fazer essa viagem de carro com ele apenas para passar mais um tempo com o pai. No caminho param na casa de parentes e sem querer contam o intento da viagem. Todos pensam que o prêmio é de verdade e a notícia se espalha pela cidade provocando ambições na família e em “amigos”.

É um filme que mesmo com uma trama simples, fala sobre muita coisa: a própria velhice e como ela abala física e psicologicamente uma pessoa, fazendo com que ela apenas exista sem perspectiva alguma; sobre as relações familiares; sobre o amor que às vezes fica escondido na capa do desgaste de anos de convivência (a cena do beijo na testa no leito do hospital diz tudo); e principalmente na relação entre David e Woody. Nesta, cabe dizer, o roteiro foi escrito de maneira brilhante, fazendo que David gradualmente fosse compreendendo o trôpego pai e edificando a máxima que o amor vem do conhecimento do ser amado.

Forte, aliás, surpreende em um papel comedido em que muito se transmite por meio do simples olhar (a cena final arranca algumas lágrimas). Nem é preciso dizer que Bruce Dern faz o papel da sua vida, pelo menos nas últimas décadas com merecidíssima indicação ao Oscar, mantendo-se consistente durante toda a projeção.

Todos os elementos narrativos são muito bem equalizados pelo diretor para que jamais descambe para o dramalhão fácil ao mesmo passo em que emociona naturalmente, tocando o espectador enquanto termina com uma trilha country romântica. Uma pérola.

Ficha Técnica

Elenco:
Bruce Dern
Will Forte
June Squibb
Bob Odenkirk
Stacy Keach
Mary Louise Wilson
Rance Howard
Tim Driscoll
Devin Ratray
Angela McEwan

Direção:
Alexander Payne

Produção:
Albert Berger
Ron Yerxa

Fotografia:
Phedon Papamichael

Trilha Sonora:
Mark Orton

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Juliano
    on

    Gostei muito da crítica!
    E gostei muito do filme também, achei muito bem feito, e de alguma maneira “simples” também.
    Mas eu bem que fiquei curioso em saber como a história continuou para o David (voltou ao trabalho, as contas, a ex, etc)… é, este não era o foco 🙂

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑