Negócio das Arábias (“A Hologram for the King”)

Genre : , ,
Actor : , ,
Director :
Country : , , , ,
Release Date : 2016

Ficha Técnica

De tempos em tempos o ícone do cinema americano Tom Hanks mostra que é gente como a gente (de Hollywood) e se mete num filminho leve e despretensioso. E mesmo com ele sendo um monstro da atuação, o tiro costuma sair pela culatra. O último “tiro” foi em 2011 no fraquíssimo “Larry Crowne – O Amor Está de Volta”. Portanto é com grata surpresa que esse “Negócio das Arábias” cumpre exatamente o que promete, sendo leve, interessante, sem maiores aspirações e com Hanks num ótimo papel.

Ele é Alan, um executivo que tomou muitas decisões erradas na vida e rebaixou-se a um emprego de vendedor de equipamentos de TI, perdeu a esposa e está quebrado. Sua chance de redenção é vender para o rei da Arábia Saudita um grande projeto. Mas obviamente, nem tudo sai como ele esperava, onde além de se meter numa cultura totalmente diferente, ainda tem que lidar com sua depressão e problemas pessoais. Tudo com bom humor, é claro.

Retomando a parceria com o diretor Tom Tykwer de “A Viagem”, Hanks mostra uma jovialidade imensa no papel com seu timing cômico intocado, evocando os bons tempos do clássico oitentista “Quero Ser Grande”.

O choque de culturas lembra o filme recentemente comentado no blog, “Rock em Cabul”, e aqui o roteiro mostra tudo o que teve de bom daquele filme sem as partes chatas. Até mesmo o potencial romance entre Alan e sua médica saudita transita de forma orgânica pela narrativa sem mudar o rumo da trama.

O desfecho dá até a impressão de ter alguma lacuna, mas a mensagem é passada integralmente e, mesmo com um clímax menos pungente, a surpresinha final agrada.

Negócio das Arábias” é esquecível, mas pelo menos aqui Hanks consegue fazer um filme menor crescer em relevância e entretenimento. Paga o ingresso e a pipoca.

Curiosidades:

– A primeira tradução em português era literal do original: Um Holograma Para o Rei. Os executivos de marketing brasileiros não acharam apelativo e colocaram o clichê Negócio das Arábias.
– Apesar de se passar na Arábia Saudita todo o filme foi rodado no Marrocos.

Elenco:
Tom Hanks
Alexander Black
Sarita Choudhury
Sidse Babett Knudsen
Tracey Fairaway
Jane Perry
Tom Skerritt
Michael Baral
Lewis Rainer
Alexander Molkenthin
Xara Eich
David Menkin
Christy Meyer
Megan Maczko
Ben Whishaw

Direção:
Tom Tykwer

Produção:
Stefan Arndt
Gary Goetzman
Arcadiy Golubovich
Tim O’Hair
Uwe Schott

Fotografia:
Frank Griebe

Trilha Sonora:
Johnny Klimek
Tom Tykwer

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑