Ninguém Deseja a Noite (“Nadie quiere la noche”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country : , ,
Release Date : 2015

A diretora Isabel Coixet volta à sua praia que é o drama depois da fatídica tentativa de suspense e fracasso “Meu Outro Eu”.

Ela que brilhou fazendo “A Vida Secreta das Palavras”, agora conta a história de Josephine (Juliette Binoche de “A Vigilante do Amanhã”), esposa de um grande explorador que, na década de 30 perseguia o sonho de chegar no Pólo Norte.

Rica e arrogante, mas carente de amor, visto que o marido se interessa mais pelas suas explorações do que por ela, Josephine convoca uma expedição para encontrar com o marido. Quando tudo dá errado e ela fica isolada numa cabana com poucos recursos no meio do nada, ela precisa passar as semanas sem sol e sobreviver apenas na companhia da esquimó Allaka (Rinko Kikuchi de “Círculo de Fogo: A Revolta”).

Nessa co-produção espanhola, mas falada em inglês, mais uma vez Coixet consegue transformar atuações belas e paisagens épicas em narrativa emocional. A aterradora neve, o branco dominante das cenas na excelente fotografia de Jean-Claude Larrieu (parceiro de Almodovar em “Julieta”) deixa os personagens pequenos na imensidão alva, expondo suas fragilidades físicas e emocionais.

O elenco inteiro dá um show: Binoche é claro tem o seu arco emocional mais longo e não vacila, entregando uma performance digna de seu talento; Kikuchi surpreende com uma atuação contida, bem humorada e inocente na medida certa, longe de estereótipos e sabendo exatamente o timing dramático de seu personagem; e até mesmo o sempre competente Gabriel Byrne (“Mais Forte que Bombas”) passa uma incrível emoção e afinidade mesmo sendo apenas um coadjuvante.

O roteiro cria uma narrativa solitária sem ser cansativa, onde o espectador experimenta os estágios da perda da sanidade, mas ao mesmo tempo o encontro do eu verdadeiro e dos reais valores da protagonista que vai até um desfecho que pega pesado como um soco no estômago sem ser apelativo.

Ninguém Deseja A Noite” é um drama forte, sem meias palavras e com pequenas reviravoltas emocionais que ficam sempre à frente do esperado.

Curiosidade:

– 90% produção foi filmada em estúdio, isto é, tudo com neve falsa, o que causava imenso calor no elenco por causa das luzes de filmagem em cima deles que vestiam pesadas roupas de frio.

Ficha Técnica

Elenco:
Juliette Binoche
Rinko Kikuchi
Gabriel Byrne
Orto Ignatiussen
Matt Salinger
Ben Temple
Reed Brody
Alberto Jo Lee
Clarence Smith
Velizar Binev
Ciro Miró

Direção:
Isabel Coixet

Produção:
Andrés Santana

Fotografia:
Jean-Claude Larrieu

Trilha Sonora:
Lucas Vidal

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑