No Coração do Mar (“In the Heart of the Sea”)

Genre : ,
Actor : , , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2015

O diretor Ron Howard retoma a parceria com Chris Hemsworth de “Rush – No Limite da Emoção” para também contar uma história real: a de como o navio baleeiro Essex foi abalroado no meio do pacífico por uma enorme baleia branca em 1850 e do relacionamento competitivo entre Owen (Hemsworth), o primeiro imediato, e o Capitão Pollard (Benjamin Walker de “Abraham Lincoln: O Caçador de Vampiros“). Essa história real foi o que inspirou o escritor Herman Melville (na pele de Ben Whishaw, o Q de “007 Contra Spectre”) a escrever seu mais famoso romance “Moby Dick”.

Baseado no livro homônimo de Nathaniel Philbrick, o diretor consegue fazer uma narrativa consistente que navega (sem trocadilhos) entre uma dinâmica sempre interessante e um emaranhado de clichês que, pelo menos aqui servem a seu propósito, principalmente no que move a dupla de personagens, visto que obedecem a uma linha temporal já vista em tantos outros filmes que vai da falsa aceitação, passando pelo confronto direto até a redenção. Mesmo com esses clichês, Howard é sábio em não elevar o confronto ao nível de exagero, mantendo o foco do filme mais nas condições que a natureza impõe do que meramente numa briguinha entre antagonistas.

Um dos aspectos técnicos mais interessantes da produção é a mania – que até não enjoou – do diretor contar a história dando closes em alta resolução em objetos que, se num primeiro momento parece meramente para potencializar o efeito 3D, depois verifica-se o quanto as imagens se mostram fortes elementos para seus respectivos momentos da narrativa.

Destaque para a atuação de Cillian Murphy de “Transcendence – A Revolução” como o melhor amigo de Owen que, com um pouco mais de tempo em tela, poderia brigar por uma indicação de Melhor Ator Coadjuvante, pois sua performance principalmente no início do terceiro ato é forte e emocionante.

Os efeitos especiais também são excepcionais, principalmente o design dos animais com suas cicatrizes e a interação destes com a água do mar e seus personagens. Interessante no desfecho é a sutil analogia que fazem entre o óleo de baleia e o petróleo, como se essa nova descoberta fosse acabar com os problemas do mundo, quando na verdade é o causador de tantos conflitos e guerras atuais.

No Coração do Mar” mantém sua força até o final com um design de produção de primeira linha e narrativa consistente, mesmo que com poucas novidades. Recomendado!

Curiosidades:

– A rota feita pela tripulação do Essex foi feita 100 anos antes por um navegador escocês que inspirou outro livro famoso: Robinson Crusoé;
– Grande parte do filme foi filmado no arquipélago das Ilhas Canárias. Em 1947 o filme Moby Dick de John Houston foi filmado no mesmo lugar.

Ficha Técnica

Elenco:
Chris Hemsworth
Tom Holland
Ben Whishaw
Cillian Murphy
Charlotte Riley
Brendan Gleeson
Frank Dillane
Benjamin Walker
Paul Anderson
Michelle Fairley
Joseph Mawle
Jordi Mollà
Donald Sumpter

Direção:
Ron Howard

Produção:
Brian Grazer
Ron Howard
Joe Roth
Will Ward
Paula Weinstein

Fotografia:
Anthony Dod Mantle

Trilha Sonora:
Roque Baños

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑