No Escuro da Floresta (“Into the Forest”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2015

Drama apocalíptico intimista onde duas irmãs ficam sozinhas em sua casa no meio de uma floresta após uma pane de energia deixar o mundo – ou pelo menos os EUA – no escuro, sem comunicação e eletricidade.

Muito mais do que ver a degradação das coisas durante todo esse tempo sem energia, a história foca na relação entre a dupla de protagonistas vividas por Ellen Page de “Amor por Direito” e a linda Evan Rachel Wood de “O Seu Jeito de Andar”.

Aliás, elas carregam o filme nas costas, tanto literalmente (80% da projeção é só com as duas) como em relevância, visto que afora essa relação, a desconhecida diretora Patricia Rozema salpicou clichês típicos de filmes do gênero (os outros 20%). Por outro lado, sua condução produz uma peculiar visão humanista e talvez até otimista de uma situação no mínimo dura, onde as condições de sobrevivência seriam as mais delicadas possíveis. O que alguns podem chamar de “dourar a pílula” essa ternura do roteiro diante das dificuldades é ainda impulsionada, pela minimalista e agradabilíssima trilha sonora de Max Richter (“Armas na Mesa”).

Page e Wood estão ótimas e surpreendem por serem tão diferentes, mas com uma química e dinâmica invejáveis. Com pouca tensão, há uma certa contemplação na evolução do estado das personagens onde ao mesmo tempo há uma forte conexão com o espectador, mas uma quase despreocupação. O ritmo é um pouco mais moroso e o desfecho em aberto tenta usar da subjetividade, mas diz menos do que poderia.

No Escuro da Floresta” é uma Sessão da Tarde com um pouquinho mais de emoção, a qual é impulsionada pelo ótimo desempenho das atrizes que fazem o que podem com os lugares comuns do gênero.

Curiosidades:
– A cenografia foi deteriorando a casa artificialmente sem que a própria sofresse nenhum dano. No fim das filmagens, ela estava como nova sem que houvesse nenhuma reforma a ser feita.
– Numa cena de choro muito intensa, uma veia capilar ao redor dos olhos de Evan Rachel Wood estourou e as filmagens pararam por um dia.
– Os nomes das personagens são praticamente anagramas (derivativos) dos nomes das atrizes: Eva = Evan; Nell = Ellen.
– A cena em que Nell estripa o porco foi real. Ela aprendeu a fazer isso apenas para a cena. Depois Ellen Page disse que foi horrível, mas necessário dramaticamente.

Ficha Técnica

Elenco:
Ellen Page
Evan Rachel Wood
Max Minghella
Callum Keith Rennie
Michael Eklund
Wendy Crewson

Direção:
Patricia Rozema

Produção:
Niv Fichman
Aaron L. Gilbert
Ellen Page

Fotografia:
Daniel Grant

Trilha Sonora:
Max Richter

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑