Nocaute (“Southpaw”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2015

O Rocky Balboa da vez é Jake Gyllenhaal de “Evereste” interpretando Billy Hope, um boxeador agressivo defendendo seu título quando a morte violenta de sua esposa Maureen (Rachel McAdams de “Sob o Mesmo Céu”) o faz ficar desnorteado, fazendo-o perder sua fortuna e a guarda de sua filha. No fundo do poço, ele conhece Tick (Forest Whitaker de “Crimes Cruzados”) que pode ajudá-lo a subir no ringue mais uma vez.

Mesmo com um roteiro repleto de clichês, a produção se destaca pela imaculada atuação de Gyllenhaal que se mostra um colosso com seu personagem ao mesmo tempo agressivo e indefeso, vivendo uma tragédia insuperável. Seu desempenho certamente poderia concorrer a uma indicação ao Oscar e por si só já vale o filme.

Outro ponto positivo é a direção de Antoine Fuqua (“O Protetor”) que sabe mesclar como ninguém uma filmagem crua com a ação pop que Hollywood gosta, além de dar uma dinâmica ao drama em que o espectador nunca se sente parado. A coreografia ultrarrealista que fez para as lutas chega no ponto da câmera fechar no rosto sento socado ou até mesmo simula o personagem em primeira pessoa (não é original, mas o efeito é ótimo).

Junte isso à trilha impactante de James Horner (“O Príncipe do Deserto”) – o qual infelizmente faleceu pouco depois num desastre de avião – e temos um manufaturado americano com qualidade indelével.

Com uma história padrão, o desfecho é tão engessado quanto e se aproveita de uma pseudo arte e de um momento de clímax para deixar de contar uma história que com mais cinco minutos, poderia tornar a obra ainda mais interessante.

Nocaute” tem em seu protagonista uma atuação visceral e uma narrativa pressurizada. Tudo que um filme desse gênero precisa.

Ficha Técnica

Elenco:
Jake Gyllenhaal
Rachel McAdams
Forest Whitaker
Oona Laurence
50 Cent
Skylan Brooks
Naomie Harris
Victor Ortiz
Beau Knapp
Miguel Gomez
Dominic Colón

Direção:
Antoine Fuqua

Produção:
Todd Black
Jason Blumenthal
Antoine Fuqua
Alan Riche
Peter Riche
Steve Tisch
Ning Ye

Fotografia:
Mauro Fiore

Trilha Sonora:
James Horner

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑