Nosso Fiel Traidor (“Our Kind of Traitor”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2016

Perry e Gail (Ewan McGregor de “Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível” e Naomie Harris de “Rampage: Destruição Total” respectivamente) são um casal em crise que decidem viajar para o Marrocos numa forma de fazer as pazes. Lá conhecem Dima (Stellan Skarsgård de “Mamma Mia”), um mafioso russo que acaba envolvendo os dois numa conspiração política arriscando a vida de todos.

O filme é baseado no livro homônimo de John le Carré, autor do ótimo “O Espião que Sabia Demais”. Seus livros fazem sucesso principalmente pela profundidade que dá às tramas e aos personagens. Nessa adaptação dirigida por Susanna White (“Nanny McPhee e as Lições Mágicas”), ela só chegou até certo ponto dessa profundidade em todos os aspectos.

A trama em si é interessante e prende a atenção do espectador, mas até o ponto em que o jogo político se torna meio nebuloso. Não é difícil entender, mas a teia montada não é clara e pode causar perda de interesse. Os primeiros dois atos são os melhores, pois mantem a narrativa nos trilhos e parece sempre estar a um passo a frente, causando uma boa dose de tensão mais pelo suspense do que pela ação. Mas tudo meio que descarrilha no último ato onde o clímax é morno – para não dizer quase inexistente – e o desfecho pode dividir opiniões daqueles mais objetivos.

A dinâmica dos personagens também fica pela metade: o relacionamento entre Perry e Gail não tem a visibilidade quanto poderia e as mudanças, mesmo que sensíveis, parecem pouco relevantes para a trama, além de serem pautadas por clichês do gênero. A relação com Dima é mais relevante e mais trabalhada, além de Stellan Skarsgård fazer um personagem meio caricato, mas muito carismático. Ainda assim, o último ato dilui um pouco dessa construção, mas não chega a prejudicar.

Nosso Fiel Traidor”, como já disse, é morno, quase chega lá e tem uma sensação de ausência de alguma coisa em todos os seus aspectos. Dá um bom Supercine.

Curiosidades:

– O autor John le Carré faz um extra como o guarda do museu na Suíça.
– Os produtores do filme são os filhos do autor.
– Já houve 20 adaptações das obras de John le Carré para TV ou cinema. Essa é a primeira dirigida por uma mulher.

Ficha Técnica

Elenco:
Ewan McGregor
Naomie Harris
Stellan Skarsgård
Damian Lewis
Radivoje Bukvic
Mariya Fomina
Dolya Gavanski
Grigoriy Dobrygin
Velibor Topic
Pawel Szajda
Alec Utgoff
Marek Oravec
Saskia Reeves
Alicia von Rittberg
Khalid Abdalla
Mark Stanley
Mark Gatiss
Katia Elizarova
Jeremy Northam

Direção:
Susanna White

Produção:
Khadija Alami
Simon Cornwell
Stephen Cornwell
Gail Egan
Annika Sucksdorff

Fotografia:
Anthony Dod Mantle

Trilha Sonora:
Marcelo Zarvos

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑