O Abrigo (“Take Shelter”)

Michael Shannon de “The Runaways” é um dos atores mais subestimados de Hollywood. E é em filmes independentes como este “O Abrigo” é que ele tem a chance de brilhar. Obviamente ele foi muito bem acompanhado de uma história excelente.

Ele é Curtis, um homem trabalhador que ao lado da sua esposa Samantha (Jessica Chastain de “No Limite da Mentira”) e sua filha, leva uma vida boa e pacata. Até que um belo dia, ele passa a ter pesadelos apocalípticos e estranhas visões como se o mundo fosse acabar. Pesa contra ele o histórico familiar de sua mãe ter sido diagnosticada com esquizofrenia mais ou menos na sua idade. Ciente de sua condição, ele procura algum tipo de tratamento, porém passa a ficar obcecado em construir um abrigo no quintal da sua casa, caso suas previsões e concretizem. Dividido entre acreditar em seus pesadelos e tratar-se o quanto antes, sua situação pode levar à destruição de sua família.

O que mais chama atenção na trama é a consciência que o protagonista tem de sua condição, levando o personagem a agir racionalmente em muitas vezes, mesmo nas condições inóspitas de sua mente. E aí Shannon dá um show, despindo-se de qualquer maneirismo e incorporando um personagem cuja sua maior tormenta é saber que possivelmente está perdendo o juízo. Jessica Chastain que começa como uma mera coadjuvante, vai tomando presença a partir do segundo ato e desempenha um papel fundamental mais próximo de seu desfecho. E que desfecho. Ele subverte tudo o que até então o espectador sabia ou esperava. A última cena em si é tão poderosa que deve fazer o cinéfilo ficar em estado de choque nos minutos seguintes.

O Abrigo” é um suspense dramático com uma belíssima direção, atuações sensacionais e uma narrativa envolvente. Uma pérola escondida nas locadoras.

Ficha Técnica

Elenco:
Michael Shannon
Jessica Chastain
Tova Stewart
Shea Whigham
Katy Mixon
Natasha Randall
Ron Kennard
Scott Knisley
Robert Longstreet

Direção:
Jeff Nichols

Produção:
Tyler Davidson
Sophia Lin

Fotografia:
Adam Stone

Trilha Sonora:
David Wingo

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram