O Abutre (“Nightcrawler”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

Não basta ser um bom ator. Tem que saber escolher bem seus papéis. E em ambos os quesitos, Jake Gyllenhaal está de parabéns. Depois dos excelentes “O Homem Duplicado” e “Os Suspeitos”, ele volta 20kg mais magro para viver o sociopata Louis Bloom, um jovem amoral que vive de pequenos roubos, mas lê muito e tem uma oratória bastante embasada, além de trejeitos que denotam uma leve psicopatia. A cena que o define está logo no início quando tenta se empregar com quem acabara de vender um equipamento roubado.

Por acaso ele encontra uma atividade com a qual se identifica: filmar cenas de acidentes ou crimes para distribuir a emissoras de TV para seus noticiários sensacionalistas. Como não tem escrúpulos invade e altera cenas de crimes que não deveria, conseguindo melhores imagens e caindo nas graças da produtora de TV Nina (Rene Russo de “Thor” e esposa do diretor estreante Dan Gilroy, e não de Odin). Só que sua fome de mais poder pode levar a todos a consequências desastrosas.

Com uma contundente crítica ao mundo sensacionalistas dos noticiários, “O Abutre” também é um brilhante estudo de personagens, não apenas da perfeita caracterização de Gyllenhaal, mas da sua dinâmica com a Nina de Russo: chega num ponto em que o espectador pode perguntar qual dos dois – Louis ou Nina – é o pior ser humano. E o roteiro se aprofunda cada vez mais na psique dos personagens e é delicioso ver os planos de Bloom se desenrolando aos poucos, revelando uma mente cada vez mais doentia.

Destaque para a trilha de James Newton Howard de “Malévola” que fica cutucando o espectador provocando uma incômoda sensação de vazio e tragédia e nada mais é do que o som na mente de Bloom.

O diretor aproveita bem o suspense da colheita de tudo o que o protagonista planta ao longo da projeção para explodir num clímax simbólico, mas extremamente eficiente. “O Abutre” é o melhor do cinema mostrando o pior do ser humano. Recomendadíssimo.

Ficha Técnica

Elenco:
Jake Gyllenhaal
Riz Ahmed
Rene Russo
Bill Paxton
Carolyn Gilroy
Kevin Rahm
Ann Cusack

Direção:
Dan Gilroy

Produção:
Jennifer Fox
Tony Gilroy
Jake Gyllenhaal
David Lancaster
Michel Litvak

Fotografia:
Robert Elswit

Trilha Sonora:
James Newton Howard

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑