O Ano Mais Violento (“A Most Violent Year”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2014

1981 é o ano em que o dono de uma empresa de combustíveis, Abel Morales (Oscar Isaac de “Em Segredo”) escolheu para a sua grande tacada: comprar um terreno valorizado para poder guardar seu produto e escoá-lo pelo Rio Hudson de Nova York. Mas é nesse mesmo ano em que ele e sua esposa Anna (Jessica Chastain de “Interestellar”) enfrentam seus maiores reveses: seu produto é constantemente roubado por criminosos cada vez mais violentos, seu banco tem dúvidas se ainda quer financiar sua compra milionária e sua empresa está no alvo de investigações de fraude pelo ambicioso promotor Lawrence (David Oyelowo de “Selma – Uma Luta Pela Liberdade”).

O diretor J.C. Chandor (“O Dia Antes do Fim”) impõe uma constante tensão na película que serve de baluarte para seu tema: até que ponto o ser humano (no caso o protagonista) consegue aguentar a tensão de todos os lados sem quebrar.

Só que a produção fala muito mais de personagens do que de fatos. Aí reside sua beleza: através de pequenas nuances e diálogos, vamos descobrindo quem realmente são Abel e Anna e vendo o que se esconde por trás de suas personalidades. E o mais interessante é que essas pequenas revelações servem mais para se compor o personagem do que para influenciar o curso dos fatos. Portanto temos uma narrativa rica em caracterização e condução de eventos que mesmo sem grandes reviravoltas com clímax, conseguem prender a atenção do espectador como se exalasse a proximidade de um perigo constante.

A reconstituição de época e o figurino merecem aplausos pela sua fidelidade, fazendo roupas e cenários tornarem-se parte da história.

O Ano Mais Violento” é um grande drama que intelectualmente poderia ser convertido num filme de gansgters, só que sem eles. Recomendadíssimo.

Ficha Técnica

Elenco:
Oscar Isaac
Jessica Chastain
David Oyelowo
Alessandro Nivola
Albert Brooks
Elyes Gabel
Catalina Sandino Moreno
Peter Gerety
Christopher Abbott
Ashley Williams

Direção:
J.C. Chandor

Produção:
J.C. Chandor
Neal Dodson
Anna Gerb

Fotografia:
Bradford Young

Trilha Sonora:
Alex Ebert

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑