O Aprendiz de Feiticeiro (“The Sorcerer’s Apprentice”, EUA, 2010) ***NOS CINEMAS***

A parceria entre Disney, Nicolas Cage e o diretor Jon Turteltaub até então produziu resultados fracos como “A Lenda do Tesouro Perdido” e sua continuação. Não é diferente com “O Aprendiz de Feiticeiro“. Talvez a vantagem deste é que, com o uso na magia como mote, os absurdos do roteiro conseguem ficar atenuados.

O feiticeiro Balthazar (Cage) procura através dos séculos o jovem que poderá substituí-lo e finalmente destruir a malvada Morgana (Alice Krige da série “Deadwood“), a qual está aprisionada para sempre (então porque ele se preocupa em destruí-la mesmo?) numa urna mágica. Como todo filme teen que se preza, o escolhido será justamente aquele nerd e loser da turma, incorporado no automático por Jay Baruchel (“Uma Noite no Museu 2“). De tão escolhido que ele é, sem querer liberta da urna o principal ajudante da vilã, Horvath (Alfred Molina vindo do blockbusterO Príncipe da Pérsia“).

Baseando-se naquele tipo de humor chato – como fazer piadinhas quando se corre sério risco de vida – no suposto carisma de Nicolas Cage e em efeitos especiais monumentais, a produção se iguala a qualquer outra de Turteltaub. Chega ao cúmulo de, com tantas magias disponíveis, fazer o feiticeiro se segurar num parapeito quando estava em queda livre, ignorando o fato de que não há magia suficiente pra seu braço não ter sido arrebentado e ele se espatifado no chão. Além do que, quando um personagem vai ser atingido, sempre (digo sempre) chega outro para salvá-lo. E essas falhas grotescas de roteiro se repetem algumas vezes, dando náuseas ao espectador inteligente.

O destaque vai apenas para a recriação da cena das vassouras que um dia fora brilhantemente manuseada pelos hábeis desenhistas da Disney colocando o Mickey Mouse em apuros. Mesmo minimizada, não deixa de ser uma homenagem.

O Aprendiz de Feiticeiro” está fadado a virar uma Sessão da Tarde ordinária, mas não dá pra negar que deve atiçar os ânimos da garotada e dos pré-adolescentes. Isso porque o filme se baseia mais numa pesquisa de marketing do que num roteiro artístico.

[rating:2]


Ficha Técnica

Elenco:
Nicolas Cage
Jay Baruchel
Alfred Molina
Teresa Palmer
Toby Kebbell
Omar Benson Miller
Monica Bellucci
Alice Krige
Jake Cherry
James Stephens
Gregory Woo

Direção:
Jon Turteltaub

Produção:
Jerry Bruckheimer

Fotografia:
Bojan Bazelli

Trilha Sonora:
Trevor Rabin

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram