O Bom Dinossauro (“The Good Dinosaur”)

Genre : , ,
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2015

Não dá pra Pixar fazer dois filmes sensacionais no mesmo ano, não é? Depois de “Divertida Mente” que para mim é um dos melhores filmes de 2015, qualquer outra competição é desleal. Se bem que “O Bom Dinossauro” é um dos pouquíssimos casos da Pixar – tal qual “Carros 2” – em que a produção passou por tantas atribulações que se refletiu no resultado final. Vemos claramente a estética da Pixar, mas uma história com a cara da Disney (atual dona da Pixar) que é uma colagem de vários de seus desenhos animados… e nem todos bons.

Num mundo onde os dinossauros não foram extintos, Arlo é um filhote de brontossauro de 11 anos que, ao contrário dos irmãos, é tímido, introspectivo e medroso. Depois que seu pai morre numa tragédia (colagem de “O Rei Leão”), ele encontra o pequeno Spot, um menino, que inicialmente acha que é a raiz de seus problemas, mas quando se perde na floresta e Spot o ajuda, passa a desenvolver uma relação de afeto com ele (colagem de “Lilo & Stich”). Então os dois enfrentam vários obstáculos para voltar pra casa.

A precisão da Pixar com seu design é quase obsessiva, mas nesse caso ultrapassa todos os limites: com exceção dos personagens que como desenhos são caricatos, as paisagens não poderiam ser mais reais. Tem momentos em que claramente o espectador parece estar vendo a direção de segunda unidade de um filme em live action. Inclusive nos créditos finais a Pixar praticamente se exibe com enquadramentos de cair o queixo.

Os personagens também têm seus momentos e a relação entre Arlo e Spot, por mais clichê que seja consegue causar a afinidade que deseja no público. Só que o resto fica martelando em lugares comuns do gênero e nada parece original.

Ainda há furos de roteiro que chamam a atenção, principalmente no último ato. E falando nisso, o desfecho fica sem o menor sentido sobre a tal marca do dinossauro, terminando de forma abrupta como uma história inacabada.

O Bom Dinossauro” não deixa de ser um bom programa e exibe uma beleza ímpar, mas passa a projeção inteira com aquela cara de “já vi isso antes”.

Ficha Técnica

Elenco:
Jeffrey Wright
Frances McDormand
Maleah Nipay-Padilla
Ryan Teeple
Jack McGraw
Marcus Scribner
Raymond Ochoa
Jack Bright
Peter Sohn
Steve Zahn
Mandy Freund
Steven Clay Hunter
A.J. Buckley
Anna Paquin
Sam Elliott
John Ratzenberger

Direção:
Peter Sohn

Produção:
Denise Ream

Trilha Sonora:
Jeff Danna
Mychael Danna

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑