O Contador (“The Accountant”)

Genre : ,
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2016

Taí um perfeito exemplo de que como o cinema pop consegue produzir material tão bom quando qualquer exemplar artístico por aí.

O diretor Gavin O’Connor de “Guerreiro” volta depois de um hiato na careira para contar a história de Christian Wolff (o novo Batman Ben Affleck), como um contador que tem uma empresa de fachada e “cozinha” os livros de contabilidade dos grandes traficantes e terroristas globais. Quando ele é contratado por um rico empresário, ele se vê envolto numa conspiração mortal e deve salvar a auxiliar Dana (Anna Kendrick de “Os Caça Noivas”) ao mesmo tempo em que é caçado pelos agentes do Tesouro Nacional.

Só que a grande sacada do roteiro, é que Christian é autista e tem um misterioso histórico familiar que vai sendo contado em flashbacks ao longo da projeção. E é aí que uma série de ótimas reviravoltas acontecem.

Algumas constatações interessantes: Primeiro que Affleck, quando quer, dá um banho de interpretação, tal qual fez em “Argo”, e seu autista que consegue ser emocionalmente vulnerável, mas mortal e implacável está irrepreensível (algo que ele deve ter estudado bastante para o papel).

Segundo, o roteiro, que surpreendentemente consegue cobrir todas as pontas, deixando deliciosas surpresas para o desfecho. Melhor ainda é que o mistério de quem está tentando matar o protagonista é menor perto de seus próprios mistérios, os quais são revelados com um timing impecável.

Terceiro é a direção de O’Connor que se mantém firme, tem ótimos enquadramentos (como a cena inicial e depois ela desdobrada em várias partes) e mesmo num desfecho não convencional com um toque de humor que quase derrapa, consegue segurar as rédeas novamente e por de volta a trama nos trilhos.

O Contador” é um show de suspense com ação dosada minuciosamente, um roteiro cheio de minúcias, mas honesto, que mantém o espectador sempre atento sem confundí-lo e com um Bem Affleck muito melhor do que ele costuma ser.

Curiosidades:
– Anna Kendrick teve ajuda na preparação do papel de sua mãe, pois ela é contadora.
– O sobrenome de Christian, Wolff é uma referência ao “Lobo de Wall Street” (The Wolf of Wall Street), visto que o protagonista de ambos os filmes são contadores que enriquecem ilicitamente.
– Outra referência é quando Christian está fazendo as malas no seu trailer e rapidamente pega o primeiro exemplar da revista do super-homem. É uma piada interna, tanto por Affleck já ter sido o Batman em “Batman vs Superman” quanto por já ter sido o próprio ator de Superman em “Hollywoodland – Bastidores da Fama”.

Ficha Técnica

Elenco:
Ben Affleck
Anna Kendrick
J.K. Simmons
Jon Bernthal
Jeffrey Tambor
Cynthia Addai-Robinson
John Lithgow
Jean Smart
Andy Umberger
Alison Wright
Jason Davis
Robert C. Treveiler
Mary Kraft
Seth Lee
Jake Presley

Direção:
Gavin O’Connor

Produção:
Lynette Howell Taylor
Mark Williams

Fotografia:
Seamus McGarvey

Trilha Sonora:
Mark Isham

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑