O Coro (“Boychoir”)

Genre : ,
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

Os três atores mais icônicos que começaram suas carreiras na década de 60 foram amplamente contemplados com um talento reconhecido até hoje: Robert de Niro, Al Pacino e Dustin Hoffman. Destes, os dois primeiros continuam a todo vapor só que revezando entre filmes medíocres e algumas tacadas de sorte. Dustin Hoffman parece ser o mais discreto ficando mais tempo longe das telas, tendo sua última participação no apenas mediano “Trocando os Pés”.

Em sua primeira como co-protagonista em quase uma década, ele – e roteiro, é claro – consegue revigorar um gênero batido: o do jovem desordeiro que vence na vida através de um professor inspirador. O jovem é Stet (o novato Garrett Wareing) que após a morte de sua mãe, vai para uma escola de canto por ter seu introvertido talento reconhecido pela diretora de seu colégio. Ela ele encontra o Mestre Carvelle (Hoffman) um professor extremamente exigente que também vê em Stet um diamante bruto a ser lapidado.

Carvelle lembra a exigência do personagem de JK Simmons que ganhou o Oscar por “Whiplash”, mas com bom coração. E faz seu desempenho sem afetações, coisa que só um ator como Hoffman saberia compor. Wareing vacila um pouco no início, mas depois encontra o equilíbrio de seu personagem e, melhor, a química com Hoffman.

O diretor François Girard consegue até fazer alguns clichês batidos funcionarem, como a dinâmica entre Stet e seu antagonista (um ator parecidíssimo com o Draco Malfoy em pessoa) e ainda dá complexidade a personagens que poderiam ser apenas unidimensionais como o Professor Drake (Eddie Izzard de “Operação Walquíria”) inicialmente retratado como alguém de caráter duvidoso, mas que com o passar do tempo, passamos a entende-lo, mesmo que reprovando alguns de seus métodos. Ainda lança tramas paralelas que se unem no final de forma edificante como a do pai ausente (Josh Lucas de “Cão Vermelho”).

O Coro” aposta nos clichês certos e foge dos lugares comuns na hora exata para retratar um tema nada original com verdadeiro frescor e a genialidade de Dustin Hoffman.

Ficha Técnica

Elenco:
Dustin Hoffman
Garrett Wareing
Josh Lucas
Debra Winger
Kathy Bates
Eddie Izzard
Kevin McHale
Joe West
River Alexander
Sam Poon
Dante Soriano
Erica Piccininni
Grant Venable
Janine DiVita
Tijuana Ricks

Direção:
François Girard

Produção:
Carol Baum

Fotografia:
David Franco

Trilha Sonora:
Brian Byrne

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑