O Duplo (“The Double”)

Genre :
Actor : ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

Poucos sabem, mas o livro que deu origem à “Clube da Luta” foi inspirado na obra do mestre Fyodor Dostoevsky, “O Duplo” de 1846. Eis que o diretor Richard Ayoade fez uma excelente adaptação direta do livro de Dostoevsky, trazendo para os dias atuais num mundo distópico. Mas quem é Richard Ayoade? Pasmem, mas ele é ninguém menos que o comediante londrino que faz o papel de um dos alienígenas disfarçados em “Vizinhos Imediatos de 3º Grau” numa demonstração incrível de versatilidade.

Voltando ao filme, Jesse Eisenberg de “Truque de Mestre” é Simon James, um jovem introspectivo que sempre usa o mesmo traje passa despercebido numa empresa onde o bege predomina num mundo sem questionamentos existenciais que parece viver sob uma escuridão atenuada por uma iluminação pontual. Ele também é devidamente ignorado pelo seu interesse amoroso Hannah (Mia Wasikowska de “Segredos de Sangue”). Até que um dia ele encontra um jovem idêntico a ele, chamado James Simon (seu nome invertido) e este começa a tomar tudo o que é dele, provocando uma espiral de desgosto e depressão.

A decisão de filmar a história numa realidade alternativa sombria e disfuncional foi excelente, pois coloca o protagonista como a reflexão do espectador, o único que questiona obviedades que os demais parecem não ver, inclusive o fato do surgimento deste outro clone, que apesar idêntico, é diametralmente oposto a Simon (como no nome): é dinâmico, extrovertido, maldoso e manipulador. Esse conflito é narrado com tamanha fluidez que esquecemos que a inteiração da dupla é toda feita através de excelentes e discretos efeitos especiais. Além disso, a trilha sonora de Andrew Hewitt, discípulo de mestres como John Williams e Howard Shore, é fundamental para estabelecer o clima de incômodo e tensão que permeia toda a projeção.

A verbalização da dualidade do eu com o eu aspiracional é feita com maestria, além de mostrar as consequências de as características de uma pessoa estão todas ligadas à mesma essência e que ao macular essa essência todas as características são afetadas.

Quem viu “Clube da Luta” vai chegar ao final de “O Duplo” com a clara conclusão da afinidade entre as duas obras mesmo que sejam visualmente bastante diferentes, mas com qualidade semelhante. No alvo para cinéfilos de bom gosto e que não precisam ver apenas produções estritamente comerciais.

Ficha Técnica

Elenco:
Jesse Eisenberg
Mia Wasikowska
Wallace Shawn
Noah Taylor
James Fox
Cathy Moriarty
Phyllis Somerville
Gabrielle Downey
Jon Korkes
Craig Roberts
Kobna Holdbrook-Smith

Direção:
Richard Ayoade

Produção:
Amina Dasmal
Robin C. Fox

Fotografia:
Erik Wilson

Trilha Sonora:
Andrew Hewitt

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑