O Escândalo (“Bombshell”)

O diretor Jay Roach tá ficando craque em fazer filmes com temáticas políticas, desde a comédia “Os Candidatos” até o ótimo drama “Até o Fim”.

Agora ele pega um timaço para contar a história real de um escândalo de assédio sexual ocorrido há apenas 3 anos na FoxNews, um dos maiores conglomerados mundiais de comunicação pertencente ao bilionário Rupert Murdoch em plena corrida presidencial americana onde Robert Trump começa a se tornar o símbolo da misoginia e objetificação da mulher.

O trio de protagonistas é sensacional: Charlize Theron de “Casal Improvável”, Nicole Kidman de “Terra Estranha” e Margot Robbie de “Era Uma Vez em… Hollywood” são todas jornalistas que em algum momento foram assediadas pelo CEO (abaixo de Murdoch), Roger Ailes, interpretado com maestria por John Lithgow de “Cemitério Maldito” numa maquiagem que o deixou irreconhecível.

Aliás, o artista maquiador Kazu Hiro ganhou o Oscar de melhor maquiagem pelo seu também impressionante trabalho em “O Destino de Uma Nação”.

As três jornalistas que pouco se conhecem tentam lidar com seus dramas no tóxico ambiente da empresa e tentam maquinar a melhor forma de denunciar o que acontece sem por suas carreiras em risco, até que se chegue no limite.

Como história e temática, a produção está impecável, pois mostra uma realidade tão dura quanto atual e consegue abordar todos ou pelo menos a maioria dos aspectos desse ecossistema tão complexo onde envolve o lado pessoal e o profissional.

Mais impecável ainda é a atuação de praticamente o elenco inteiro, incluindo os coadjuvantes. Difícil escolher uma melhore entra as três feras protagonistas, enquanto John Lithgow também dá um show como antagonista.

O desfecho é tão gratificante, quanto pesado, quanto dúbio e se transforma em uma batalha, frente a essa guerra que é o assédio, onde só quem já passou por isso pode sentir no âmago o seu significado.

Jay Roach consegue formar uma boa linha de raciocínio, revezando entre a quebra do quarto muro (quando os artistas se comunicam diretamente com o espectador) e a narração em terceira pessoa (tradicional), mas às vezes pode confundir o público enfraquecendo a narrativa.

O Escândalo” ganha pela relevância e atuações e se utiliza de uma abordagem peculiar que talvez divida opiniões técnicas, mas converge em todos os demais elementos. Recomendadíssimo!

Curiosidades:

– A personagem de Margot Robbie é a única do filme que não existiu na história real. Ela funciona como uma compilação de várias mulheres que sofreram assédio dentro da FoxNews.
– Os dois artistas que interpretam os filhos de Rupert Murdoch são irmãos na vida real também.
– Nesse mesmo momento está passando uma mini-série sobre a exata mesma história na emissora Showtime, chamada “The Loudest Voice”. Lá, a personagem de Nicole Kidman é interpretada por Naomi Watts e o de John Lithgow é interpretado por Russel Crowe, o qual ganhou o Globo de Ouro desse ano pelo papel.
– Segunda vez que Charlize Theron e Mark Duplass formam um casal. A primeira foi em “Tully”.

Ficha Técnica

Elenco:
Charlize Theron
Nicole Kidman
Margot Robbie
John Lithgow
Allison Janney
Malcolm McDowell
Kate McKinnon
Mark Duplass
Connie Britton
Liv Hewson
Brigette Lundy-Paine
Rob Delaney
Stephen Root
Robin Weigert
Amy Landecker

Direção:
Jay Roach

Produção:
A.J. Dix
Aaron L. Gilbert
Robert Graf
Michelle Graham
Beth Kono
Charles Randolph
Margaret Riley
Jay Roach
Charlize Theron

Fotografia:
Barry Ackroyd

Trilha Sonora:
Theodore Shapiro

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑