O Estrangeiro (“The Foreigner”)

Genre : ,
Actor : ,
Director :
Country : , ,
Release Date : 2017

O trailer é bom, mas o filme é muito melhor. Apesar de aparentemente o trailer passar a impressão de que Jackie Chan (“Karate Kid”, o remake quase imperdoável) é o mocinho e Pierce Brosnan (“Invasão de Privacidade”) é o bandido, não é bem assim: Chan é Quan, um chinês que vê sua filha ser morta num atentado à bomba reclamado por uma facção do IRA (Exército Republicano Irlandês). Ele descobre que um poderoso senador Liam (Brosnan) tem conexões com antigos membros do IRA e passa a atormentá-lo até descobrir a identidade dos terroristas.

Baseado no livro “O Homem Chinês” (tradução literal), a história surpreende, pois Quan fica obcecado por Liam sem ao menos saber se ele tem alguma responsabilidade, enquanto Liam se sente realmente acuado e parece também procurar os terroristas, mesmo que seja em causa própria. Então a linha que separa o bandido do mocinho aqui é tão tênue que se tirássemos a tragédia dos ombros de Quan, praticamente não haveria diferença.

Dirigido por Martin Campbell (“Lanterna Verde”), ele soube aproveitar a dinâmica entre os diversos personagens coadjuvantes do círculo de Liam e como suas relações influenciam no desfecho. E explica essa teia de forma assertiva, deixando fácil para o espectador compreender sem deixar partes desnecessárias nas entrelinhas.

Jackie Chan já está um senhor e não tem mais a vitalidade nas lutas como antes, mas as cenas de ação são bem coreografadas e são bastante realistas perante a sua idade. Não insultam a inteligência do espectador e se valem de vários artifícios ao invés de apenas as antigas peripécias do ator.

O Estrangeiro” tem um final burocrático, mas saber desenvolver sua narrativa muito acima da média com pequenas ótimas surpresas, ritmo constante entre suspense e ação, com Chan e Brosnan compondo excelentes caracterizações, longe dos personagens rasos dos filmes de ação que a gente vê por aí.

Curiosidades:

– A tomada externa em Londres onde há uma explosão foi confundida por muitos habitantes como algo real e várias chamadas à polícia foram feitas reportando um atentado terrorista.
– O personagem de Borsnan, Liam, é baseado em duas pessoas diferentes, dois ex-membros do IRA, sendo que um deles se elegeu a político. Inclusive no filme, ao falar do passado, o apelido “O Açogueiro de Bogside” é citado como sendo de Liam e é o mesmo de uma das pessoas no qual ele se baseia.
– Nos créditos finais, a música A Commom Man é cantada por Jackie Chan.

Ficha Técnica

Elenco:
Jackie Chan
Pierce Brosnan
Katie Leung
Rufus Jones
Mark Tandy
John Cronin
Caolan Byrne
Aaron Monaghan
Niall McNamee
Charlie Murphy
Orla Brady
Lia Williams
Michael McElhatton
David Pearse

Direção:
Martin Campbell

Produção:
Wayne Marc Godfrey
Claire Kupchak
D. Scott Lumpkin
Jamie Marshall
Jianhong Qi
Arthur M. Sarkissian
Cathy Schulman
John Zeng

Fotografia:
David Tattersall

Trilha Sonora:
Cliff Martinez

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑