O Guarda (“The Guard”, Irlanda, 2011)

Genre : ,

Brendan Gleeson de “Protegendo o Inimigo” é o guarda Gerry Boyle de uma pequena cidade da Irlanda. Ele é tudo o que um oficial da lei não deveria ser: não está nem aí para o que acontece ao seu redor, é racista e chega ao ponto de, num acidente de carro com jovens gravemente feridos, roubar os pertences dos acidentados, incluindo drogas e ainda experimentar ecstasy.

Até que um assassinato que pode estar relacionado com um importante traficantes de drogas internacional desperta a atenção do FBI, que envia então o agente Everett (Don Cheadle de “O Homem de Ferro 2”) para que em parceria com Gerry solucione o caso. Datalhe: Everett é negro. Então a relação entre os dois personagens é recheada das mais inteligentes piadas politicamente incorretas que se pode esperar.

Essa produção independente é um achado para quem gosta de diálogos afiadíssimos e surpreendentes performances, visto que até os bandidos – a sua maneira séria de encarar o crime – tem um senso de humor impagável. Não é um filme de ação ou uma comédia de gags físicas, mas sim um entremeado de eventos ligados de forma bem elaborada pelo roteiro que ainda torna os personagens multifacetados, fazendo por exemplo, o protagonista escapar do simples clichê do policial boca suja e mal educado, tanto pela evolução da sua relação com o agente do FBI quanto pela subtrama do relacionamento com sua mãe em estado terminal.

A estética imita com perfeita sutileza os clássicos de western seja em fotografia ou na trilha sonora que vai fazer os mais astutos lembrarem na hora de Quentin Tarantino.

O Guarda” forma uma verdadeira galeria dos mais interessantes personagens e ainda tem um desfecho tão dúbio que provavelmente deve provocar sensações diferentes em espectadores diferentes. Uma pérola para amantes de ótimas obras fora do circuito comercial.
[rating:4]

Ficha Técnica

Elenco:
Brendan Gleeson
Don Cheadle
Katarina Cas
Laurence Kinlan
Pat Shortt
Darren Healy
Gary Lydon
Mark Strong
Liam Cunningham
David Wilmot
Rory Keenan
Sarah Greene
Dominique McElligott
Fionnula Flanagan
Conor Moloney

Direção:
John Michael McDonagh

Produção:
Chris Clark
Flora Fernandez-Marengo
Ed Guiney
Andrew Lowe

Fotografia:
Larry Smith

Trilha Sonora:
Calexico

 

1 Comment

Leave us a comment

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑