O Hobbit: A Desolação de Smaug (“The Hobbit: The Desolation of Smaug”)

Genre :
Country : ,
Release Date : 2013

Nesta continuação de “Uma Jornada Inesperada”, tal qual na trilogia de “O Senhor dos Anéis”, o diretor Peter Jackson, obscurece merecidamente a trama, tornando-a menos infantil e um pouco mais ágil, ou melhor, menos arrastada.

Bilbo (Martin Freeman), os anões (onde quase nenhum merece destaque) e Gandalf (Ian McKellen) continuam sua jornada rumo à montanha onde o dragão Smaug guarda todo o ouro e as terras dos anões. Para isso, terão que atravessar perigos iminentes como os orcs enviados por uma estranha força do mal, a terra dos elfos e um pequeno, mas emblemático vilarejo que talvez guarde o novo herói humano da história, Bard (Luke Evans de “No One Lives”).

Filmado em 48 fps (frames per second ou quadros por segundo), o espectador terá a impressão de estar vendo um filme com a plasticidade de uma novela e uma tecnologia em 3D muito mais apurada, só que muito mal usada. Os fãs de Tolkien vão pirar com a participação cada vez mais relevante de Legolas (Orlando Bloom), além de seu discreto interesse pela linda elfa Tauriel, personagem que não existe no livro interpretada por Evangeline Lilly de “Gigantes de Aço”. A trama fica ainda mais interessante quando vemos as peças se movendo para o retorno de Sauron, além de mostrar Bilbo com uma personalidade cada vez mais afetada pelo anel.

Fora isso, o diretor continua com um sério problema de ritmo onde cenas extremamente bem elaboradas (por exemplo a da fuga nos barris) são seguidas de hiatos narrativos que parecem ter o único propósito de tornar o filme mais longo. E ainda há a mania de grandeza de procurar tornar qualquer tomada como cena épica, seja na grandiosidade da fotografia, como na trilha que, apesar do belo trabalho do sempre competente Howard Shore, já parceiro de Jackson desde “Senhor dos Anéis”, ainda superestima cenas com pouco apelo sonoro.

Entre altos e baixos “A Desolação de Smaug” já se posiciona como uma continuação superior com um final que vai fazer o público morrer de curiosidade e tem tudo para ter uma terceira parte emocionante.

Ficha Técnica

Elenco:
Ian McKellen
Martin Freeman
Richard Armitage
Ken Stott
Graham McTavish
William Kircher
James Nesbitt
Stephen Hunter
Dean O’Gorman
Aidan Turner
John Callen
Peter Hambleton
Jed Brophy
Mark Hadlow
Adam Brown
Orlando Bloom
Evangeline Lilly
Lee Pace
Cate Blanchett
Benedict Cumberbatch
Mikael Persbrandt
Sylvester McCoy
Luke Evans
Stephen Fry
Ryan Gage
John Bell

Direção:
Peter Jackson

Produção:
Carolynne Cunningham
Peter Jackson
Fran Walsh
Zane Weiner

Fotografia:
Andrew Lesnie

Trilha Sonora:
Howard Shore

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑